Prefeitura de Várzea Grande estima público de cerca de 50 mil visitantes nos cemitérios municipais nessa semana

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Prefeitura de Várzea Grande estima público de cerca de 50 mil visitantes nos cemitérios municipais nessa semana

Os 13 cemitérios municipais estão sendo preparados para celebração da data. Movimentação deve aumentar nos próximos dias, com pico no dia 2, feriado nacional

Compartilhe:

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, intensificou a manutenção e a limpeza dos 13 cemitérios públicos da cidade visando o Dia de Finados, que é celebrado em 2 de novembro, próxima quinta-feira, feriado nacional. Será a primeira celebração 100% livre das medidas de restrição impostas pela covid-19. Todos esses espaços estarão abertos das 7h às 17h para as celebrações.

Hoje, terça-feira (31), por exemplo, as equipes da Pasta, finalizarão a manutenção do Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera). Há algumas semanas os serviços começaram a ser reforçados visando a data.

Segundo dados da secretaria, até mesmo pela retomada da rotina no pós-pandemia, cerca de 50 mil pessoas estão sendo esperadas ao longo da semana, com pico de visitação no dia 2. O titular da Pasta, Breno Gomes, lembra que Várzea Grande apenas um cemitério particular: o “Recanto da Paz” no bairro Jardim dos Estados. Todos os outros, 13 no total, são municipais e a maior parte está pronta para as celebrações de Finados. “É uma data marcada por dor e saudade. As pessoas fazem questão de homenagear seus entes queridos e por isso o fluxo de visitantes aumenta muito, tanto às vésperas, quanto no Dia de Finados”.

Os 13 cemitérios públicos são: o Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera), Cemitério da Guarita (Guarita), Cemitério Costa Verde, Cemitério São Francisco de Assis (região Central), Cemitério Cristo Rei, Cemitério Capela do Piçarrão, Cemitério Limpo Grande, Cemitério Pai André, Cemitério Parque do Lago, Cemitério Praia Grande, Cemitério Souza Lima, Cemitério do Capão Grande e Cemitério Passagem da Conceição.

“A ação de limpeza dos cemitérios ocorre durante o ano inteiro. Porém, a limpeza está sendo intensificada para atender ao calendário anual de homenagens aos entes queridos, data em que esses logradouros recebem grande quantidade de visitantes. Lembramos também às famílias que esse é o momento ideal para realizar manutenção ou benfeitorias nos túmulos, para que a equipe de limpeza já faça a retirada dos entulhos”, explica o secretário adjunto de Serviços Púbicos e Mobilidade Urbana, Virdinei Bens.

A DATA – De acordo com informações do Brasil Escola, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica no dia 2 de novembro: o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).”

Deixe um comentário

Veja Também