Prefeitura de Rondonópolis investe em Segurança Pública e entrega rádios digitais para as polícias locais

Foto: Wheverton Barros

O prefeito municipal Zé Carlos do Pátio recebeu na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da prefeitura, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, para a entrega oficial dos mais de 100 Rádios Comunicadores Digitais (HT), adquiridos com recursos da prefeitura e doados em parceria ao Governo do Estado às polícias locais.

Zé do Pátio destacou que preferiu não criar a guarda municipal local, e optou em investir cerca de R$ 220 mil (recursos próprios), na aquisição dos rádios digitais para fortalecer a inteligência das polícias Civil e Militar, bem como o Sistema Penitenciário, e o Corpo de Bombeiros.

O prefeito adiantou ainda que em breve, com o apoio da Câmara Municipal fará novos investimentos em segurança pública local, com a aquisição de equipamentos de “Leitura OCR-GPS”, que pode detectar a localização do veículo e a situação legal do mesmo em tempo real, dificultando os roubos e furtos de veículos. Pátio também prometeu adquirir novas câmeras de vigilância para ampliar a segurança pública no município.

SECRETÁRIO

Em entrevista a imprensa o Secretário de Estado elogiou a iniciativa da prefeitura, ressaltando que o prefeito não está investindo na polícia, “ele está investindo na segurança e qualidade de vida do cidadão e da população de Rondonópolis. A gente só tem que agradecer a prefeitura e a Câmara de Vereadores pela parceria. Por isso a PM e a Polícia Judiciária Civil, e o Corpo de Bombeiros, agradecem esse trabalho, por que são poucas as prefeituras que tem essa visão cidadã da força de segurança pública”, externou Alexandre.

Conforme o secretário, as polícias vão utilizar os equipamentos, como forma de melhorar o patrulhamento ostensivo/preventivo, melhorando a qualidade da prevenção e os serviços de segurança ofertados pelo estado no município.

OS RÁDIOS

Segundo informações do tenente coronel PM Elvis, no total foram adquiridos 106 equipamentos (rádios comunicadores digitais) sendo 100 do tipo portáteis (HT) utilizados pelos policiais a campo, e seis (06) ‘Rádios de Base Fixas’, que e estarão instalados nas unidades de segurança locais, como: CIOSP/PM, Corpo de Bombeiros; Polícia Judiciária Civil; Politec, SISPEN (Sistema Penitenciário) e, SAMU.

DIFERENCIAL

De acordo com o Comandante Geral da PM/MT, Coronel Assis os rádios digitais, são mais seguros, pois integram um novo sistema de tecnologia de ponta, onde toda conversa é criptografada e impede a sintonização e ‘escuta não autorizada’ e nem intervenções externas, como aconteciam com os modelos analógicos anteriores, onde bandidos e pessoas não autorizadas faziam escuta ilegal dos canais das polícias, dificultando e prejudicando o trabalho policial.

O comandante também parabenizou o prefeito pela iniciativa e garantiu futuras parcerias entre a administração municipal e os organismos de segurança locais