A Prefeitura de Rondonópolis ainda não emitiu qualquer comunicado informando se vai continuar ou suspender a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos. A suspensão foi emitida pelo Ministério da Saúde.
O município iniciou a imunização para os mais jovens, com comorbidades, na semana passada e tem cronograma de vacinação para esse público previsto até o final da quinta-feira (16).
A expectativa de milhares de pais era que a vacinação continuasse na próxima semana, incluindo adolescentes sem comorbidades.
É válido lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou em agosto a imunização nessa faixa etária, com o imunizante da Pfizer e sem qualquer ressalva.
A decisão foi tomada sem qualquer consulta à Anvisa. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma série de motivos pesaram para que a pasta resolvesse revisar a recomendação e suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Segundo Queiroga, foram identificados 1,5 mil eventos adversos em adolescentes imunizados. Todos eles foram de grau leve.
Nos bastidores de Brasília, o que se comenta é que a posição do Ministério da Saúde foi promovida, sem qualquer planejamento, pela falta da vacina Oxford / AstraZeneca.
A recomendação recebe enxurradas de críticas de entidades ligadas à saúde.





