Prefeito participa de aula inaugural do projeto Transformando Vidas em parceria com a Obra Kolping

Foto: Wheverton Barros

Prefeito participa de aula inaugural do projeto Transformando Vidas em parceria com a Obra Kolping

O prefeito municipal, Zé Carlos do Pátio, participou na noite desta segunda-feira (09), da aula inaugural do curso de qualificação profissional “Transformando Vidas”, realizado em parceria entre a Obra Kolping e a Prefeitura. Pelo menos 1,2 mil vagas estarão disponibilizadas em várias etapas à população de várias regiões da cidade. E o melhor, é que os alunos poderão fazer estes cursos em localidades bem próximas dos seus domicílios, totalmente de graça.

A secretária de Ciências e Tecnologia Neiva de Col, falou aos presentes sobre a importância das pessoas se qualificarem, se preparar para a vida, criando oportunidades de empreenderem, ou mesmo assumir uma vaga no mercado de trabalho. “Nós estaremos oferecendo uma infinidade de cursos que vão atender de alguma maneira as necessidades de cada um; os interessados inscritos poderão optar e se qualificar em várias atividades, como: no ramo de manipulação e processamento de alimentos; beleza, com cursos de manicure, pedicure, maquiagem, cabeleireiro, designer de sobrancelhas etc.; tecnologia da informação (informática básica, excel etc.); auxiliar em administração, confeiteiro, salgadeiro e, artesanato entre outros”, explicou.

PARCERIA IMPORTANTE

Para o coordenador da Obra Kolping local Jhonatan William essa parceria da instituição com a prefeitura é extremamente importante, porque possibilita a formação e qualificação profissional para as populações mais carentes e necessitadas. “nós temos exemplos aqui de pessoas que estavam em situação de muita dificuldade, sem rumo na vida, e depois que se qualificaram, transformaram suas vidas. Hoje elas têm uma profissão de onde podem garantir o sustento de suas famílias com dignidade”, argumentou.

O padre Aladin, integrante da direção da Obra Kolping no no estado, repassou que, nos mais de 40 anos que a instituição está presente no município, foi apenas nesta gestão que a prefeitura fez parceria com eles. “Nós estamos muito felizes por termos um prefeito que tem um olhar mais sensível para as necessidades das famílias dos trabalhadores e as comunidades mais carentes. Estamos muito agradecidos e esperamos poder fazermos mais parcerias para ajudar a quem mais precisa no futuro”, disse o padre Aladin.

O prefeito, explicou aos presentes a importância dessa qualificação, pois abre caminho para a inserção no mercado de trabalho, bem como, para empreender individualmente, abrindo seu negócio, sua microempresa. E, para isso, Zé do Pátio citou o “Banco da Gente”: uma instituição sem fins lucrativos que empresta dinheiro a juros bem mais acessíveis a microempreendedores, para aquisição de equipamentos, maquinários e ferramentas de trabalho, bem como, mobiliário entre outros.

“Todo mundo precisa de um estímulo e uma ajuda para começar. Ninguém vai a lugar nenhum sozinho. E o banco da Gente e a prefeitura estão aí, para ajudar exatamente nessa questão. Nossas equipes ajudam a fazer os projetos, encaminhar e até na qualificação administrativa, para que o microempreendedor consiga tocar seu negócio sem problemas”, explicou o prefeito.

A noite de abertura da aula inaugural foi bastante prestigiada pela comunidade da região, que lotou as dependências da instituição. A banda marcial de música do município, abrilhantou o evento, executando o hino nacional e canções populares que embalaram e ainda embalam a trilha sonora das vidas das pessoas.

+ Acessados

Veja Também