Prefeito e secretários recebem lideranças indígenas e discutem melhorias para comunidade

Diego Utida

O prefeito Zé Carlos do Pátio, acompanhado do secretariado e assessores, recebeu na manhã desta terça-feira (26) lideranças indígenas da etnia bororo para discutir melhorias para a comunidade. O encontro ocorreu na sala de reunião anexa ao gabinete do prefeito e contou com a participação também de representantes da Casa de Saúde do Índio (Casai).

Entre as reivindicações apresentadas pelos indígenas estão melhorias em estradas e pontes, construção de unidade escolar, serviços de saúde, assistência técnica para atividades agrícolas, entre outras.

“Ficou decidido que as máquinas vão estar nas estradas no dia 7 de março e vamos realizar um mutirão na área de odontologia garantindo cidadania para eles. Além disto, eu propus fazer uma escola para atender a todas as aldeias, porque são seis pequenas e uma central, defendo um núcleo só porque já passou o tempo da educação multisseriada. Eles vão se reunir e teremos um novo encontro dia 07 para decidir sobre a escola,” informou o gestor.

Na reunião, o prefeito defendeu uma participação mais efetiva entre o poder público e os indígenas. “É muito importante essa aproximação, sinto que nossa administração e a sociedade ainda estão muito distantes da cultura, da história e da vida dos indígenas. Os nossos bororos merecem o nosso respeito porque eles foram os fundadores da nossa cidade que hoje é uma potência,” destacou o gestor.

O cacique da Aldeia Tadarimana Bosco Arquimedes agradeceu o apoio do município.

“Viemos apresentar nosso problema e o prefeito Zé Carlos do Pátio colocou a disposição em nos ajudar, principalmente no melhoramento das estradas. Nós necessitamos de uma parceria com o município ou qualquer órgão que quer nos ajudar porque queremos trabalhar na agricultura e o prefeito vai dar essa condição para nós,” agradeceu o cacique.

Uma nova reunião com as lideranças da etnia bororo ficou agendada para o dia 07 de março.