Prefeito e primeira-dama recebem manto do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá

Prefeito e primeira-dama recebem manto do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

O manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro da capital, foi entregue para o prefeito Emanuel Pinheiro e para a primeira-dama Marcia Pinheiro, na tarde desta quinta-feira (23).  A entrega do manto à principal autoridade da cidade é uma tradição cuiabana como uma forma de intercessão para que o padroeiro direcione as ações daquele que está à frente da cidade.

Para o gestor da capital, ser o guardião do manto do Bom Jesus é mostrar as benções que o padroeiro realiza não apenas na vida dele, mas de todos os cuiabanos. Ele ainda destaca a importância de manter a história e tradição de Cuiabá, já que a história e desenvolvimento da cidade está ligada e enraizada a com a fé cristã.

“Hoje é um dia muito importante para nós no qual pedimos muita sabedoria e que Bom Jesus continue nos abençoando e nos livrando de todo mal. Que no próximo ano possamos comemorar o dia do nosso padroeiro com uma grande festa e uma grande procissão em para comemorar o fim da pandemia”, declara.

De acordo com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, que já foi rainha da festa é uma satisfação fazer parte deste momento. Ela muito devota do padroeiro relembra da graça recebida em 2019 o que aumentou ainda mais a fé pelo Bom Jesus.

“Naquele ano eu tive uma infecção muito grave olho direito, o qual já tive problema aos nove anos de idade. Achei que era uma simples irritação, porém quando fui ao médico ao ser consultada e instruída, achei que receberia a notícia que viria a melhorar, mas ao contrário. O médico disse para tomar tal medição, porém que ainda iria ficar pior por quatro dias. Lembrei que o manto estava em minha residência e roguei à Deus e ao padroeiro de nossa cidade. No outro dia quando eu acordei, meu olho estava todo limpo.”, afirmou.

Segundo a rainha da festa de Bom Jesus, Maria Angélica Campos de Oliveira, esta simbologia de fé, busca iluminar as tomadas de decisões dos gestores e proteger a cidade.

“Ele leva para casa o manto e entrega no domingo durante a missa solene, onde iremos celebrar a festa de Bom Jesus de Cuiabá. O ato marca o encerramento dos festejos em homenagem ao padroeiro, neste ano, devido à pandemia da covid-19, não iremos realizar a procissão e nem a quermesse”, explica.

História

A festividade em honra ao padroeiro da capital foi retomada há cerca de 6 anos, sempre precedida por uma novena em Honra e Glória ao Senhor Bom Jesus com a tradicional missa, procissão e quermesse no encerramento.

O prefeito recebe o manto que cobre a imagem e fica como guardião durante todo o mês ou alguns dias de setembro, devolvendo-o no encerramento das festividades.

+ Acessados

Veja Também