Uma ocorrência de poluição sonora terminou em prisão na noite deste sábado (24), por volta das 23h15, no bairro Parque Universitário, em Rondonópolis. A ação foi realizada pela Polícia Militar Ambiental após denúncia de perturbação do sossego.
Segundo a PM, a guarnição foi acionada para averiguar um som residencial em volume excessivamente alto, instalado na calçada em frente a uma residência. No local, foi realizada a aferição do ruído com um decibelímetro devidamente calibrado, que apontou 90,5 decibéis, nível acima do permitido pela legislação.
Após o desligamento do equipamento sonoro, uma nova medição foi feita, conforme os parâmetros da NBR 10.151, registrando 56,4 decibéis, o que confirmou a situação de flagrante por crime ambiental.
O responsável pelo imóvel e pelo aparelho de som, uma pessoa de 41 anos, foi identificado no local e recebeu voz de prisão. De acordo com a Polícia Ambiental, houve resistência à condução, além de recusa em entregar o equipamento sonoro e em acompanhar a guarnição até a delegacia.
Ainda conforme o registro policial, foi necessário o uso de força moderada para conter a resistência, já que o conduzido apresentava sinais visíveis de embriaguez. Ele foi algemado para garantir a segurança da equipe e do próprio envolvido. Durante a condução, familiares tentaram impedir a ação policial.
O equipamento de som causador da poluição foi apreendido e o responsável foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Civil, sem lesões corporais aparentes, para as providências cabíveis.





