Pessoas com deficiência terão gratuidade no transporte regulamentada

Pessoas com deficiência terão gratuidade no transporte regulamentada

Pessoas com deficiência terão gratuidade no transporte regulamentada

Uma comissão formada por representantes das Secretarias Municipais de Promoção e Assistência Social e Transporte e Trânsito, da Associação dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da empresa Cidade de Pedra está concluindo o projeto para regulamentar o direito do transporte intermunicipal gratuito para pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (10) foram enumerados os critérios que serão adotados para liberação do benefício. Esse trabalho é o resultado do compromisso feito pelo prefeito Zé Carlos do Pátio com representantes da classe em estabelecer regras para a gratuidade e com isso regularmente em forma de lei esse direito à todas as pessoas com deficiência.

Também foram definidos os critérios que vão avaliar o tipo de deficiência e também a necessidade ou não de um acompanhante no transporte coletivo.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Marcia Rotilli, explicou que a comissão já elaborou os formulários que serão repassados para a rede municipal de saúde para que os médicos do SUS possam comprovar, por meio de lauda, a deficiência e a necessidade de acompanhante.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) Marcelo Ferreira de Almeida a reunião foi de grande importância e um avanço na luta pela regulamentação do direito da gratuidade no transporte público.

Após aprovado pela Câmara e sancionada pelo prefeito, a lei passa a valer e os requerimentos de solicitação do ‘passe livre’ poderá ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na própria Associação e também na Setrat. Enquanto isso não acontece, a secretário Marcia Rotilli ressalta que quem já tem a gratuidade esse ano vai continuar usando o benefício.

O projeto de lei estabelece que cada usuário beneficiado receberá uma carteira que vai ser diferenciada pelas cores, sobre a deficiência e a necessidade de acompanhante.

+ Acessados

Veja Também