Os Segredos da Binary: Um Mercado Ainda Ilegal no Brasil

Freepik

O Binary é uma modalidade de investimento que vem crescendo, e aumentando cada vez mais a sua popularidade no Brasil. Afinal de contas, vem com a promessa de rendimentos altos em pouco tempo de operação. Porém, você sabe o que é o Binary?

É um mercado que surgiu depois da crise financeira de 2008. E que também é chamado de opções binárias, opções digitais ou de retorno fixo. Você, basicamente, aposta na subida ou na queda de um ativo qualquer (moedas, commodities, ações). Além disso, não é necessário a compra de um bem.

O diferencial do Binary é a faixa de tempo, que pode ocorrer dentro de segundos, ou até mesmo de horas. Sendo assim, é preciso ter paciência para saber se a ação na qual investiu subirá ou apresentará queda. Você não precisa acertar de quanto será a queda ou a subida, apenas se o valor vai subir ou descer.




Imagine que uma ação custa R$10,00, e você aposta que ela vai subir. E, dentro de 10 minutos, ela está valendo R$15,00. Logo, se você apostou que ela subiria, acertou e garantiu o seu lucro.

As opções binárias não possuem um mercado próprio. As operações são realizadas pelos traders, através das corretoras. Ou seja, quando a análise é negativa, quem fica

com o valor é a corretora, e quando é positiva, quem paga o investidor é a corretora também.

E como essa é uma prática ainda ilegal no país, a corretora pode nem mesmo existir, e você acabar perdendo todo seu dinheiro que foi investido.

Quais são os Riscos?

Assim como todos os outros tipos de investimento, há diversos riscos nesse mercado também. Abaixo, há uma lista que vai te ajudar a conhecê-los melhor. Então, confira com atenção para não ter surpresas:

• O maior risco é que se trata de uma espécie de um jogo de “tudo ou nada”. Se o investidor acerta, ele pode ganhar, em geral, de 60% a 90% do valor investido. Porém, se errar, ele perderá tudo.

• Além disso, binary.com é um tipo de investimento muito arriscado. Sendo assim, para investir em opções binárias, é necessário ter um perfil arrojado, sem medo, e conhecer bastante o ativo que está apostando. Portanto, nada de apostar em tudo que vê pela frente.

• O Brasil não conta com um regulamento, pois é uma prática relativamente nova. Sendo assim, quem deseja investir nessa modalidade, precisa buscar uma corretora fora do país. Porém muitas dessas plataformas não têm um sistema confiável. E podem ser fraudulentas, não repassando o preço do ativo, e jogando contra você.

• Do mesmo jeito que não há regulamentação no Brasil, você não terá como reclamar para um órgão, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), por exemplo, em caso de perda. Ou se caso cair em um golpe. O investidor ficará a mercê de um sistema internacional, bem como de uma legislação exterior.

• Há o risco de não receber o valor investido, mesmo que a aposta esteja certa e você venha a ganhar algum dinheiro. Afinal, se você não procurar uma instituição séria, estará sujeito a fraudes.

• Se você encontrar uma empresa ou algum agente se dizendo ser representante de alguma corretora, internacional ou nacional, fique alerta, pois pode muito bem ser um golpe.

Então, para investir em opções binárias, procure instituições renomadas, e que já contem com longos anos de experiência no mercado, ainda que seja apenas no exterior.