Que o botijão de gás é o gás número um por aqui, ou seja, o mais usado nos lares brasileiros, até aí tudo bem, mas… vamos combinar, ele pode, sim, comprometer uma decoração.
Uma verdadeira dor de cabeça, principalmente, para quem é mais comprometida com a decoração, o bom e velho botijão, nem sempre combina com a cozinha. Ainda mais quando a cozinha se propõe a ser clean ou minimalista. E lá está ele…
Afinal, como esconder esse item fundamental no nosso dia a dia?
Como ele só pode ser usado em casas ou em apartamentos com autorização, o gás de cozinha ainda tem a chance de ganhar uma estrutura personalizada fora da casa. A melhor opção, portanto, seria deixar o botijão do lado de fora, justamente, para evitar acidentes, mas isso nem sempre é possível.
A realidade nem sempre permite, já que muitas casas não contam com um espaço externo para guardar, ou esconder, o botijão. Mas, nesse caso, o que fazer?
Então, a dica é usar a criatividade, sem, no entanto, deixar de lado a segurança, visto que o botijão é um utensílio muito perigoso.
<a href=’http://www.stockunlimited.com’>Imagem por StockUnlimited</a>
O botijão do lado de fora da casa
Caso possa deixar o seu botijão de gás do lado de fora da casa, existem duas possibilidades: fazer um abrigo para o botijão mais afastado, ou encostado na parede na cozinha.
Nos dois casos, no entanto, é fundamental que o botijão não fique exposto ao tempo e ao possível contato com animais e crianças.
Embora quanto mais afastado o botijão estiver isso signifique mais segurança, por outro lado, é preciso lembrar da mangueira, que precisa estar conectada ao fogão.
É importante que o abrigo seja aberto ou tenha portas com algum tipo de ventilação, como venezianas, por exemplo, para garantir que o gás se espalhe, no caso de vazamento, e não fique concentrado dentro do abrigo, com maior risco de explosão.
E além da necessidade de ventilação, outras medidas são necessárias para garantir mais segurança, tais como:
- deixar o botijão sempre em pé, em posição vertical, jamais deitado;
- evitar que a mangueira fique atrás do fogão, que é um local de alta temperatura;
- se certificar de deixar o abrigo do botijão afastado de ralos, caixas de gordura e esgoto ( pelo menos 1,50m)
- evitar que o botijão fique perto de produtos inflamáveis, nem de fontes de calor ou faíscas, como tomadas por exemplo.
Distância do botijão até o fogão
E atenção, para deixar o botijão longe do fogão, mantendo toda a segurança, é preciso usar canos de cobre embutidos na parede.
Dicas de locais para colocar o botijão de gás
Como já foi dito, o mais indicado é deixar o botijão de gás no exterior da casa, mas nem sempre isso é possível.
Nesse caso, é preciso deixar o botijão de gás em um local mais próximo da janela ou da porta, garantindo maior circulação de ar.
No mais, preste atenção nas dicas abaixo ao escolher o local onde colocará seu botijão de gás:
Se colocá-lo embaixo da pia ou em algum outro armário feito para esse fim, se certifique de que haja espaço suficiente para ventilação, jamais o deixe em um local fechado e abafado;
Jamais tente disfarçar seu botijão, cobrindo-o com capas de tecido ou plástico, pois são materiais inflamáveis e poderão incendiar-se facilmente no caso de um vazamento de gás;
Jamais posicione o botijão próximo ou sobre grelhas e ralos, pois o gás pode se infiltrar e causar possíveis explosões;
Se optar por guardar o botijão num armário, é importante contratar um marceneiro que deverá fazer uma abertura própria para a passagem da mangueira, com apoios e uma boa ventilação. Não é a forma mais indicada, devendo estar cercada de cuidados;
Uma opção é utilizar um biombo para esconder o botijão, entre outras ideias criativas, como usar plantas para disfarçá-lo…
E também, vale considerar algumas opções à venda no mercado, que prometem esconder o botijão de cozinha, mas obedecendo todas as normas de segurança, como proteger o botijão de gás de sujeiras, insetos e intempéries, dificultar o acesso de animais de estimação e crianças, e também, proteger a mangueira e a válvula de segurança.
E é isso, uma boa decoração sempre deixa a cozinha mais convidativa, porém, não vale arriscar a sua segurança e de sua família por conta disso.






