Oficina de tingimento e estamparia vai capacitar mulheres da etnia Kurâ-Bakairi

Mulheres da etnia Kurâ-Bakairi participam de oficina de tingimento e estamparia a partir do uso de plantas tintoriais da região - Foto por: Divulgação

Oficina de tingimento e estamparia vai capacitar mulheres da etnia Kurâ-Bakairi

O projeto Kywagâ [sobre nós, que está sobre o corpo], contemplado no Edital  MT Criativo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), pretende desenvolver peças do vestuário da moda indígena da etnia Kurâ-Bakairi. Cerca de 20 mulheres indígenas devem participar das oficinas que serão realizadas de 8 a 13 de março, na terra indígena Bakairi, em Paratinga.

A oficina será ministrada pela arte-educadora e artista plástica, Rita Ximenes, que irá ensinar técnicas milenares de tingimento e estamparia. Para Rita “a oficina tem por objetivo desenvolver  peças do vestuário com características próprias da etnia, contribuindo dessa forma com a moda indígena mato-grossense, que remete a memória ancestral de uma cultura que desenvolveu alto nível imagético por meio dos grafismos.”

A oficina tem o objetivo de apresentar técnicas de tingimento a partir do uso de plantas tintoriais da região.  Respeitando o tempo da natureza em relação à extração do material, do tingimento, o qual é denomindo de ecotingimento. Além de noções sobre distinção dos tecidos que melhor fixam as cores e todo o processo que envolve a estamparia, desde o desenvolvimento e a aplicação no tecido.

A proponente  do projeto, Darlene  Yaminalo Taukane, é membro da etnia e atua como coordenadora do  Instituto YuKamaniru de Apoio às Mulheres Indígenas Bakairi. Darlene destaca que “a oficina é para despertar o interesse pela arte têxtil nas mulheres da nossa etnia, tem a finalidade de produzir peças singulares com características próprias do nosso povo, e que possam dar continuidade na produção de tintas e estamparia”.

A intenção é a posterior comercialização dos produtos, que deverá contribuir para a geração de renda e autonomia financeira das mulheres da comunidade indígena, por meio da iniciativa da economia criativa. É a inserção econômica e social do povo Kurâ-Bakairi.

Em razão da pandemia, a oficina ficará restrita ao povo da aldeia Kurâ-Bakairi, com a participação de 20 mulheres. A organização ressalta que a população indígena da aldeia já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19, e que serão seguidos os protocolos de prevenção, como o uso de máscaras e álcool gel durante as oficinas.

Serviço

Projeto Kywagâ

Onde: Terra indígena Bakairi, Paranatinga-MT

Público: Mulheres indígenas Kurâ-Bakairi

Quando: De 08 a 13 de março

Informações: Isabel Taukane (65) 99272-2024

+ Acessados

Veja Também