Oficina Atos de Pessoal apresenta metodologias para fiscalizar folha de pagamento

Oficina Atos de Pessoal apresenta metodologias para fiscalizar folha de pagamento

Oficina Atos de Pessoal apresenta metodologias para fiscalizar folha de pagamento

Compartilhe:

O 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo está proporcionando o aprimoramento da área técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que recentemente reformulou toda a sua área de fiscalização, para cumprir a última etapa do modelo de atuação estabelecido em 2016.

Nesta terça-feira (04/09), estão sendo realizadas nove oficinas temáticas: Educação e Segurança; Contratações, Parcerias Público-Privadas e Tecnologia da Informação; Contas de Governo, Receita e Renúncia de Receita; Contas de Gestão – Estado e Municípios; Regimes Próprios de Previdência Social; Atos de Pessoal; Obras Públicas; e Saúde e Meio Ambiente.

Presidida no período da manhã pelo conselheiro interino Luiz Carlos Pereira, a Oficina Atos de Pessoal estará discutindo casos de sucesso em outros tribunais de contas sobre diversos temas de interesse do controle externo, tais como:

Sistema de Registro de Admissões e Concessões (TCE-DF), Sistema Integrado de Atos de Pessoal (TCE-PR), Sistema de Atos de Pessoal-e-Pessoal (TCU), Trilhas de Auditoria de Pessoal (TCU), Utilização do “SAS Enterprise Guide” nas fiscalizações de pessoal (TC-DF), Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais (TC-MG) e Recebimento, validação e exibição de dados de pessoal (TCE-RJ).

A área de Atos de Pessoal é de grande importância para os Tribunais de Contas. Apenas para exemplificar, cerca de 60% da receita corrente do Governo do Estado de Mato Grosso é destinada ao pagamento dos salários dos servidores públicos.

No ano passado, as folhas de pagamentos do Estado e dos Municípios chegou a R$ 14 bilhões, sendo R$ 5 bilhões da Administração Municipal.

“Aqui no TCE de Mato Grosso nós já tínhamos uma secretaria de controle externo especializada em atos de pessoal. Portanto a oficina é enriquecedora para a nossa área técnica, mas também para os outros Tribunais de Contas.

Acredito que o Laboratório de Boas Práticas está nos possibilitando aprender muito”, comentou o conselheiro Luiz Carlos Pereira.

No período da tarde, a Oficina de Atos de Pessoal teve como presidente de mesa o conselheiro Cezar Colares, do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA).

O 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo continua nesta terça-feira, dia 4, nas dependências do TCE-MT. O evento é transmitido ao vivo pela TV Contas e pelo YouTube.

Ao final, as palestras estarão disponíveis no Portal da instituição. Todos os trabalhos serão reunidos em um e-book, a ser lançado em novembro, durante o Congresso Nacional dos Tribunais de Contas.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também