O marketing de crescimento ou o chamado growth marketing nada mais é que uma estratégia revolucionária de gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes. Como visa o crescimento exponencial das empresas, já conquistou o coração de diversas startups.
Embora seja uma excelente ferramenta, não é aplicável em todos os negócios, por isso você deve buscar o melhor curso de marketing que atenda suas necessidades.
Qual a diferença entre marketing tradicional e growth marketing?
O marketing tradicional tem como objetivo gerar vendas, atuando com práticas já aprovadas pelo mercado. Seus principais meios de atuação são comerciais em formatos de televisão, jornais e rádios. Profissionais de criação são seus principais parceiros.
Já o growth marketing, ou marketing de crescimento, busca gerar um crescimento exponencial, atuando em cima de hipóteses e teses científicas, também está presente em todos os canais de marketing e seus principais parceiros são engenheiros.
Como definir o growth marketing?
São muitas as formas pelas quais podemos definir o marketing de crescimento. Entre elas, temos:
- Fazer com que seu negócio cresça de forma consistente atingindo suas metas comerciais;
- Crescimento além das métricas do topo do funil, ou seja, não receber apenas cliques e likes, mas sim construir relacionamentos de longo prazo com seus compradores;
- Busca por maneiras criativas de manter o engajamento com seus clientes e incentivá-los a promover seus produtos ou serviços;
- Conduzir novos clientes à sua marca buscando aumentar suas receitas.
Growth marketing e seu público alvo
Trabalhar com growth marketing é saber se concentrar no reconhecimento da marca, ou seja, buscar novos clientes é importante, porém manter os já existentes precisa estar sempre em destaque. Por isso, estudar maneiras de como manter seus clientes conectados com seu negócio é um bom ponto de partida para quem deseja se especializar na área.
Em caso de reflexão, você provavelmente possui clientes de todas as idades e estilos de vida, mas é importante que você aprenda como analisar cuidadosamente a base de clientes mais frequentes do seu negócio. Dessa maneira, você vai entender quem é seu público-alvo.
Quando você identifica seu público-alvo, as tarefas de manter e conquistar novos clientes passam a ser mais certeiras, uma vez que você saberá onde e quais são os melhores canais de divulgação.
De acordo com pesquisas recentes, existem mais de duzentas redes sociais, porém quando você conhece seu público-alvo, não é necessário ter uma conta em cada uma dessas plataformas. Conhecer seus atuais e futuros clientes é saber bem em quais redes sociais sua marca deve estar presente.
Crie o conteúdo correto
Não se esqueça de sempre estudar produção de conteúdo e buscar outros cursos, pois experimentar diferentes formatos é essencial para ver qual funciona melhor para seu negócio.
São muitos formatos que você pode experimentar: blogs, post longos e curtos, artigos, infográficos, e-books, tudo vale na hora de divulgar seu negócio. Mas atenção, sempre fique de olho para ver qual é o melhor conteúdo para marca, e depois de selecionar o vendedor, aborde os leads em vários canais, a criatividade deve sempre estar presente.
Existem outras maneiras de impulsionar seu negócio. Embora não sejam considerados conteúdos, são essencialmente importantes, como: cupons de desconto, concursos, sorteios e pesquisas.
Nunca deixe de estudar!
Não são poucas as tarefas para construir uma imagem forte no mercado, por isso utilizar o growth marketing requer muito estudo. Lembre-se de estar sempre estudando, mesmo que já tenha encontrado o melhor tipo de conteúdo, busque de tempos em tempos novas formas, afinal, a internet e o mundo estão em constante mudança e a sua marca deve seguir no mesmo compasso.