Nilson Leitão aparece entre os 12 novos ‘cabeças’ da Câmara Federal

Nilson Leitão aparece entre os 12 novos ‘cabeças’ da Câmara Federal

O deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), foi escolhido como um dos 12 novos ‘cabeças’ da Câmara Federal. O apontamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgado neste mês considera os 100 parlamentares – num total de 594 congressistas, que comandam o processo decisório no Congresso Nacional. Deste total, 65 são deputados e 35 são senadores.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de fevereiro a julho de 2018. “Me sinto lisonjeado mais uma vez em aparecer como um dos parlamentares mais influentes do Brasil”.

“É por isso que me sinto habilitado à disputa por uma vaga no Senado Federa. Lá são três senadores por estado, diferente da Câmara onde a distribuição não é igualitária. Portanto, tenho certeza de que poderemos fazer ainda mais por Mato Grosso”, analisou Leitão.

Durante seu segundo mandato de deputado federal, Nilson foi líder do PSDB e exerceu importantes cargos como de primeiro vice-líder do partido na Câmara, terceiro vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, primeiro vice-líder e líder da Minoria na Casa.

O tucano também ocupou o posto de primeiro vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Nilson apareceu pela primeira vez no relatório da DIAP em 2013, quando nesta feita figurou entre os deputados federais em ascensão. Em 2014, o deputado apareceu novamente na condição de ascendente, bem como no ‘Ranking do Progresso’ da revista Veja, que também avalia o desempenho dos parlamentares.

Em 2015, Nilson já se consolidou entre os ‘cabeças’ do Congresso Nacional ao lado do senador por Mato Grosso, Blairo Maggi (à época no PR, hoje filiado ao PP).

De acordo com o relatório Diap, entre os atributos que caracterizam os ‘cabeças’ do Congresso Nacional estão a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Isto é, seja pelo conhecimento, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, dinâmica e facilidade para conceber ideias, definir posições, construir propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

+ Acessados

Veja Também