Na sessão desta quarta-feira (7), o vereador Manoel da Silva Neto, o Dr. Manoel (UB), foi enfático ao abordar a situação preocupante do trânsito em Rondonópolis. Médico de formação, o parlamentar destacou números alarmantes relacionados a mortos e feridos nas vias da cidade. “Não dá mais”, reclamou o parlmamentar.
De acordo com Dr. Manoel, apenas no mês passado foram registradas sete mortes em acidentes de trânsito. Nos primeiros sete dias de maio, o número de vítimas fatais já chegou a quatro. “Os números são alarmantes e revelam a necessidade de ações mais firmes para conter os abusos nas ruas da cidade”, alertou.
Para ele, a implantação do Pátio de Busca e Apreensão de Veículos, embora considerada impopular, é uma medida necessária para reforçar a fiscalização e reduzir os índices de acidentes. O parlamentar defendeu ainda um aumento nas operações de fiscalização como forma de coibir infrações.
Durante o debate, o vereador Gerson Moreira, o Investigador Gerson (MDB), sugeriu uma alteração no modelo de cobrança de guincho para veículos apreendidos. Segundo ele, atualmente, o guincho cobra o valor individual para cada moto recolhida, mesmo que transporte diversas unidades em uma única viagem. “O guincho leva 15 motos, por exemplo, e cobra o valor de cada uma. O certo seria cobrar apenas uma viagem e dividir o valor proporcionalmente entre os veículos transportados”, argumentou.
A vereadora Luciana Horta também participou da discussão, destacando a importância do “Maio Amarelo”, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito. Ela anunciou que será realizada uma grande simulação de acidente na Avenida Médici, que contará inclusive com o uso de um helicóptero, como forma de alertar a população sobre os riscos e a necessidade de prudência no trânsito.





