Na inauguração da Secretaria de Assuntos Indígenas em Brasnorte, primeira-dama de MT destaca marco histórico

Picture of Unaf

Unaf

Fotos: Jana Pessôa

Na inauguração da Secretaria de Assuntos Indígenas em Brasnorte, primeira-dama de MT destaca marco histórico

“Aqui em nosso Estado, estamos virando a página”, disse o vereador Evanildo Rikbakta.

Compartilhe:

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi recebida nesta sexta-feira (26.04) em Brasnorte pelo prefeito Edelo Ferrari e pela primeira-dama Lorena Ferrari, pela vice-prefeita Profª Rose, vereadores e secretários municipais, para a inauguração da Secretaria de Assuntos Indígenas. Acompanhada do deputado estadual Beto Dois a Um e da secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), ela destacou a criação do órgão como um avanço e marco para a região.

“É uma honra estar com vocês. Parabéns pela iniciativa, parabéns ao novo secretário indígena. Com certeza, essa é uma conquista merecida e que outros prefeitos devem copiar esse exemplo. Parabéns à primeira-dama Lorena e à vice-prefeita pelo trabalho que vocês têm feito. Todos aqui têm um papel muito importante. Gratidão a todos”, disse Virginia Mendes.

Mato Grosso é o único estado da federação com uma Superintendência de Assuntos Indígenas. Brasnorte conta com três etnias indígenas: Manoky, Myky e Ritbatsa, que são parte fundamental da história da região. Este é o segundo município a implantar a Secretaria, já que a primeira foi estabelecida em Campinápolis. Na cerimônia, foi anunciado o secretário da unidade, Cacique Nilo Amoa, da etnia Rikbatsa.

Virginia Mendes lembrou a criação do programa SER Família Indígena e falou sobre a importância da rede de apoio para a realização do projeto.

“O SER Família Indígena nasceu do programa SER Família, e como sempre digo, eu sonho, mas não sonho sozinha. Eu sonhei com esse projeto, e graças a Deus tenho pessoas que me ajudam a realizá-lo, como o superintendente de Assuntos Indígenas do Estado, Agnaldo; a secretária Grasielle na Setasc; o deputado estadual Beto, nosso parceiro no social. Nós também contamos com a parceria do deputado Max Russi e toda a equipe do Governo do Estado que nos ajuda a fazer acontecer. Essa ação representa o respeito que nós temos pelo povo indígena”, ratificou.

A primeira-dama falou da honra de ser considerada madrinha dos povos originários. “Eu gosto muito de estar nas aldeias, gosto de estar junto da população indígena. Eu sempre digo que eu tenho uma alma indígena”, ressaltou.

Para a primeira-dama Lorena, a nova Secretaria vai proporcionar mais ações à população indígena. “Virginia, não tenho palavras para expressar a minha alegria. É um momento muito feliz. Gratidão por estar conosco e por tudo o que você tem feito e se dedicado. Nós temos programas maravilhosos do Governo do Estado, como o SER Família Indígena, que já atende a população indígena da região. Com a criação desta Secretaria, com certeza, vamos fazer muito mais”, avaliou.

A secretária, Cel. Grasielle Bugalho, destacou a atenção da primeira-dama do Estado e a mudança que os programas têm causado no cotidiano dos povos indígenas. “Realmente, dona Virginia é a madrinha dos povos indígenas. Mais do que levar os programas que têm transformado a vida dos povos indígenas, proporcionando a segurança alimentar, nós estamos levando o desenvolvimento social com oportunidades para que tenham melhoria de renda”.

“Momento histórico para o nosso município. Fico feliz e honrado por ser o primeiro vereador indígena aqui em nossa região, e ver tantas coisas boas acontecendo para o meu povo. Obrigado, primeira-dama, por estar presente em nosso meio. Aqui em nosso Estado, estamos virando a página”, disse o vereador Evanildo Rikbakta.

O Deputado Beto Dois a Um falou do prazer de representar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e participar do novo momento da região. E destacou a atuação do prefeito e da primeira-dama do município e a inspiração do trabalho exercido de forma voluntária pela primeira-dama Virginia Mendes.

“O trabalho do prefeito Edelo e da primeira-dama Lorena é de reparo histórico na melhoria da qualidade de vida da população, e não tenho dúvida de que foi inspirado no trabalho que a nossa primeira-dama Virginia Mendes faz em todo Estado. Virginia, você inspira toda a população mato-grossense a respeitar os povos originários”.

Edelo Ferrari ressaltou os benefícios que a Secretaria de Assuntos Indígenas vai proporcionar. “Essa Secretaria vai ajudar em várias questões, tanto para lutar em busca de melhorias quanto para aproximar a população de modo geral dos povos indígenas, porque todos têm que ser tratados com igualdade”.

Na cerimônia, o superintendente Agnaldo anunciou novas ações direcionadas aos povos originários e lembrou da expansão da Superintendência a partir da dedicação da primeira-dama do Estado.

“Hoje, o secretário de Educação, Alan Porto, confirmou a reforma de todas as salas anexas que atendem os estudantes indígenas de Brasnorte; as três etnias serão contempladas com tratores e implementos agrícolas completos por meio da SEAF; e a Metamat vai construir mais dois poços artesianos que faltavam para os Rikbatsa. Ninguém conhecia a Superintendência de Assuntos Indígenas, e ela passou a ser conhecida porque a nossa guerreira, primeira-dama Virginia Mendes, abraçou a causa e vestiu a camisa dos povos indígenas”.

Atualmente, o programa SER Família Indígena atende 83 famílias em Brasnorte com investimento de 2023 até o primeiro trimestre deste ano de R$ 142 mil. Somente em ações sociais, o Governo de Mato Grosso, por meio dos projetos acompanhados pela primeira-dama Virginia Mendes sob a gestão da Setasc, investiu de 2019 até o momento R$ 6,4 milhões.

Ainda em Brasnorte, o deputado Beto Dois a Um, juntamente com a primeira-dama Virginia Mendes, entregou as chaves de um ônibus 0 km à Secretaria Municipal de Esportes.

Do evento também participaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Genival Almeida, os vereadores Sebastião Roberto Mercello, Norberto de Paula Kobaleski, Claudemir de Souza Campo e Gilmar Celso, diretor do Fórum da Comarca de Brasnorte, Romeu da Cunha Gomes; os Caciques Tupi da etnia Miky, Marcelino da Manoky e Manoel Canochi, e o Cacique Geral do povo Manoky.

Entrega oficial do ônibus para o esporte, emenda do deputado Beto Dois a Um.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também