‘Muita tranquilidade’, afirma Ibaneis sobre o arquivamento do inquérito por omissão no 8/1

Picture of R7

R7

Marcelo Camargo/Agência Brasil

‘Muita tranquilidade’, afirma Ibaneis sobre o arquivamento do inquérito por omissão no 8/1

Ministério Público Federal arquivou as investigações por não encontrar evidências claras de má conduta intencional

Compartilhe:

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta quinta-feira (1º) que recebeu com “muita tranquilidade” a notícia sobre a decisão do Ministério Público Federal (MPF) de arquivar as investigações contra ele por suposta omissão nos atos de 8 de janeiro. “Desde o início, a gente confia muito no que foi feito e no trabalho de apuração feito pelo Ministério Público”, explica.

“Estive presente lá prestando os meus esclarecimentos com toda a documentação do que foi feito, então a gente tem tranquilidade em relação ao resultado do desenvolvimento já que sabemos que não tivemos envolvimento nenhum”, completa.

Segundo o MPF, o inquérito foi arquivado principalmente porque não foi possível encontrar evidências claras de má conduta intencional por parte do governador. Isso é uma condição necessária para aplicar a Lei de Improbidade Administrativa.

A decisão cita que embora seja possível apontar falha no serviço de inteligência nos órgãos de segurança pública do DF ou algum erro no fluxo de informações, “não se verifica, em relação a Ibaneis Rocha, uma conduta intencional de facilitar os atos criminosos”.

“Diante da verificação de todo contexto em que os fatos se inserem, das informações que circulavam dentro dos órgãos de seguranças nos dias anteriores aos fatos (que apontavam uma baixa adesão ao movimento), e da repentina mudança no perfil dos participantes (diverso do caráter ordeiro dos acampados nos meses anteriores), percebe-se que o governador do Distrito Federal não teve meios suficientes para impedir as graves consequências das invasões do dia 08/01/2023”, detalha a decisão.

Deixe um comentário

Veja Também