MT foi o estado que mais exportou ovos em 2021, diz pesquisa

Picture of G1 MT

G1 MT

Foto: Reprodução/TVCA

MT foi o estado que mais exportou ovos em 2021, diz pesquisa

Compartilhe:

Mato Grosso foi o estado que mais exportou ovos no ano passado, segundo um levantamento da Secretaria de Comércio Exterior do Governo Federal. Foram quase 45% das vendas de todo o país e, além de fornecer o produto para o mercado mato-grossense, as indústrias fornecem para outras quatro unidades federativas e o Distrito Federal.

Segundo a Associação Mato-grossense de Avicultura (Amav), as granjas produzem mensalmente 400 mil caixas de ovos. Cada uma delas com 360 unidades. As indústrias do estado fornecem o produto para o Acre, Rondônia, Amazonas, Minas Gerais e o Distrito Federal.

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia e os altos custos de produção, especialmente da alimentação das aves, a exportação de ovos cresceu.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, depois de Mato Grosso, as maiores vendas foram feitas pelos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Conforme o levantamento, o principal comprador foi o Emirados Árabes Unidos.

O ovo é uma fonte de proteína de alta qualidade e o preço ainda pesa menos no bolso do consumidor quando se comparados com as carnes em geral.

Em Primavera do Leste, a 219 km de Cuiabá, fica uma das maiores granjas do país, onde ficam aproximadamente 5 milhões e 200 mil aves alojadas . O gerente industrial Elder Vinícius Fiuza explicou que a unidade possui 48 galpões e outros 11 de atividade de recria.

“A gente fornece todos os dias 500 toneladas de ração e isso nos da uma capacidade produtiva atual de 3 bilhões e 700 mil ovos todos os dias. A gente está produzindo cerca de 300 mil caixas de ovos todos os dias”, contou.

Segundo o gerente industrial, em relação a pandemia da Covid-19, houve um aumento de produção de 3 milhões e 500 mil ovos antes da pandemia para 3 milhões e 700 mil ovos.

“O consumo tem crescido e isso é por causa do ovo ser aceito pelos nutricionistas como um produto nutritivo. É uma alternativa viável e barata em comparação com as outras proteínas, que também tiveram aumento significativo porque dependem de milho e farelo. Nesse novo cenário os custos da ração praticamente dobrou de preço”, disse.

Depois da produção, os ovos passam para o setor de classificação. No local eles são divididos pelo peso, tamanho e tipo de embalagem. O peso e o tamanho que determinam a classificação dos ovos.

Os pequenos têm a partir de 45 gramas. Depois vêm o médio, grande, extra e jumbo. Este último tem acima de 65 gramas.

A cor da casca te da gema também variam bastante, o que tem a ver com a raça, idade e até a alimentação que a galinha recebe.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também