MT Ciências leva semana de atividades para mais de dois mil estudantes em Tangará da Serra

Picture of Seciteci-MT

Seciteci-MT

MT Ciências/Seciteci-MT

MT Ciências leva semana de atividades para mais de dois mil estudantes em Tangará da Serra

Entre os dias 8 e 12 de maio, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) levou o Circuito Itinerante do MT Ciências para o município de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá). Compondo a programação de aniversário do município, o Módulo Esportivo se transformou no ponto de encontro de mais de dois mil estudantes das redes municipal e estadual. Durante o evento, foram expostos equipamentos interativos voltados para as áreas de física, matemática e biologia, com mais de vinte experimentos internos, quinze externos e um Planetário Digital. 

Durante o evento, os visitantes tiveram a seu dispor experiências únicas com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex, globos de plasma, condução humana. Com apoio da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, também foi disponibilizada a observação de vegetais e detalhes de insetos. 

A partir da Carreta do MT Ciências, o público ainda pode acompanhar instalações multimídias, atividades de ilusões de óptica, anamorfose, casa maquete, além do gerador Van de Graaff, conhecido pela produção de energia eletrostática, que consequentemente deixa os cabelos humanos cabelos arrepiados.

A estrutura da carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades. Ao todo foram cerca de 2.085 visitantes durante os cinco dias de ações, entre estudantes, crianças, jovens e adultos.

De acordo com o coordenador da Secitec na área de popularização da Ciência, Marcos Natanael Silva de Andrade, a exposição, que seria apenas para as escolas, foi aberta ao público na quinta e sexta-feira, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao conhecimento científico e tecnológico. 

“A princípio, nós fizemos uma programação de segunda à sexta nas escolas, porém, em vista da grande demanda de atendimento na cidade, nos últimos dois dias nós disponibilizamos a carreta à visitação do público em geral, para assim, levar esse conhecimento a todos”, ressaltou o coordenador.

Além dos experimentos, a programação contou com a oficina “Integrando as Ciências Agroambientais”, ofertada pela ETE de Tangará da Serra. Durante a oficina, os estudantes foram instigados a pensar sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

Entre os assuntos abordados na oficina estão: utilização de garrafas para o plantio de hortaliças, o impacto do processo de erosão do solo e a importância de preservar a vegetação nativa. Toda a troca de conhecimento foi mediada por alunos e professores da Escola Técnica Estadual instalada no município. 

Sobre o projeto

O MT Ciências é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).  As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas. 

+ Acessados

Veja Também