Moradores de Várzea Grande participam de ação de emprego

Secom/VG

Secom/VG

Moradores de Várzea Grande participam de ação de emprego

Há quatro meses desempregada, a moradora do bairro Santa Isabel, Gisele Queiroz, soube da ação de emprego realizada no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – unidade São Mateus, por meio de um grupo de WhatsApp e resolveu buscar por uma colocação na área administrativa ou comercial.  

Para ela, é importante uma ação como essa desenvolvida pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), porque tem muitas pessoas desempregadas e muitas não sabem em quais empresas recorrerem. “E quando as empresas se unem para ir até o trabalhador facilita às vezes, a vida daqueles que não tem tanta informação”, destacou.   

A dona de casa Luciana Ramos de Souza, também aprovou a ação no CRAS São Mateus, onde acompanhou o filho André Luiz, na busca do primeiro emprego. “Eu como mãe sempre dou esse apoio. Ele já trabalhou como Menor Aprendiz e agora quer ingressar no primeiro emprego. Essa ação é importante por estar disponibilizando a oferta de emprego em vários setores, e neste evento ele poderá se inscrever para ter acesso ao leque de oportunidades disponibilizadas pela instituição. Essa gestão está de parabéns por essa iniciativa”, elogiou.

O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, disse que essa é a primeira ação desenvolvida em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, e que o intuíto da parceria é justamente oferecer, de forma ampliada, a possibilidade de oferta de empregos para vários setores, e de várias empresas ao mesmo tempo.

“O IEL prepara as empresas mato-grossenses para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras. Ela também intermedia essas vagas de empregos, e que com a inscrição digital das demandas existentes, realiza a busca ativa para as contratações”, explicou o coordenador, assegurando que ações como essa, realizada no CRAS São Mateus, será levada também para as demais unidades sociais.

A Analista de Recursos Humanos da empresa Marfrig, Mariana Orsi disse que atualmente a empresa dispõe de 90 vagas que variam desde auxiliar operacional até cargos de supervisão e coordenação. “Estamos aqui no CRAS São Mateus focadas nessas demandas. A empresa trabalha em dois turnos. A parceria com o Qualifica + VG têm atraído pessoas para as nossas vagas de emprego e esse programa tem obtido resultados positivos. Estamos contratando várias pessoas e também buscando novos profissionais para a área”.

Já a Supervisora de Carreiras da IEL, Ana Paula Marques, disse que a instituição tem muitas vagas disponíveis no município e que em sua plataforma não tem atraído as pessoas para as vagas ofertadas. “Dai resolvemos firmar essa parceria de trabalho com o programa Qualifica + VG para irmos até onde estão as pessoas que buscam por oportunidades para recolocá-las no mercado novamente. Estamos com 1.700 vagas e mais de 400 somente para Várzea Grande”, informou.

Segundo Ana Paula, a IEL já realizou parceria com as empresas contratantes e agora começa a formalizar os cadastros das pessoas que estão em busca de empregos. “Uma das dificuldades é justamente o trabalhador entrar no site e se cadastrar, e às vezes elas não têm acesso a internet, ou não sabem manusear o computador. Estamos aqui de forma presencial para atender essas pessoas, acolhê-las e encaminhá-las ao mercado de trabalho e às oportunidades disponíveis. Esperamos preencher todas as vagas e passar pelos outros CRAS e dar oportunidade para outras pessoas também”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que o programa Qualifica + VG foi criado há pouco mais de um ano pelo prefeito Kalil Baracat, justamente por perceber a necessidade das pessoas em se inserirem no mercado de trabalho, por falta de oportunidades ou por falta de qualificação profissional. “E o programa Qualifica + VG tem justamente essas duas vertentes, captar vagas de empregos existentes, e ao mesmo tempo, oferecer de forma gratuita, cursos de qualificação profissional, e isso tem sido feito graças a parceria de serviços firmados com diversas instituições”.

Quanto à parceria com a IEL, a secretária disse que esta vêm somar as demais instituições parceiras que têm acreditado na gestão municipal e que vê em Várzea Grande, um município de oportunidades. “O nosso foco é a geração de emprego e renda porque queremos que as pessoas possam estar inseridas no mercado de trabalho, que conquistem a independência financeira, e que principalmente, tenham possibilidade de no futuro se empreender. O IEL certamente é parceiro de peso e que irá contribuir de forma considerável neste trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Várzea Grande”.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também