Se você está aprendendo a fazer os reparos em casa, é preciso conhecer alguns dos motivos que podem causar problemas nos aparelhos elétricos do seu imóvel. Um problema bastante comum é a queima frequente do chuveiro elétrico. Aqui, vamos te mostrar porque esse problema pode ser frequente e como resolvê-lo com facilidade.
A queima do chuveiro elétrico é bastante comum em alguns imóveis. Geralmente esse problema acontece por conta de uma rede elétrica frágil, instalação incorreta ou pela pressão instável da água.
Em todos os casos, é bem simples de identificar e resolver, confira abaixo os principais motivos que causam a queima do seu chuveiro com frequência:
Pouca pressão da água
A pressão da água pode ser o motivo da queima frequente de um chuveiro elétrico. Esse geralmente é o motivo em imóveis com baixa pressão na rede hidráulica.
Nesses locais, a pressão da água é muito baixa, o que faz com que a resistência esquente a água rápido demais e se sobrecarregue, levando a queima com o uso recorrente.
Se o problema for esse, será preciso contratar um encanador para encontrar formas de aumentar a pressão da água.
O problema também pode acontecer em imóveis que possuem a pressão de água muito alta. Dessa maneira, o chuveiro não consegue realizar o aquecimento de forma ágil e as pessoas têm o hábito de fechar o chuveiro para reduzir a pressão e fazer a água esquentar mais rápido.
Dessa maneira, a baixa pressão da água acaba queimando o chuveiro. A dica aqui é comprar um kit com redutor de pressão, que pode ser instalado no cano do chuveiro para regular a pressão da água, fazendo com que a resistência trabalhe sem nenhuma sobrecarga.
Cabos de energia em curto
A instalação incorreta dos cabos de energia elétrica também causa a queima do chuveiro. Por não serem adequados, os cabos de energia acabam entrando em curto.
Geralmente, o disjuntor desarma para evitar o curto, mas com o uso recorrente do aquecedor, os fios tendem a se desgastar mais rápido, entrando em curto e queimando o chuveiro elétrico. Para solucionar o problema, basta refazer a instalação do chuveiro com os cabos corretos.
Ar na tubulação do chuveiro
Outro motivo comum para a queima do chuveiro é o ar na tubulação do equipamento. O mais indicado é que você espere a água fria cair após a instalação do chuveiro, mesmo após abrir o registro para o banho.
A resistência precisa estar em contato com a água para funcionar corretamente e quando isso não acontece, o ar presente na tubulação pode causar a queima do chuveiro. Então, a dica é esperar alguns segundos com o registro aberto para que a água fria caia para depois ligar o chuveiro elétrico.
Troca de temperatura com o chuveiro ligado
A queima do chuveiro também pode ser ocasionada se a pessoa trocar a temperatura do chuveiro com o registro aberto. Realizar a troca para água morna ou quente com o chuveiro aberto acaba favorecendo o desgaste mais rápido da resistência.
Nesse caso, o melhor a se fazer é criar o hábito de fazer a troca de temperatura com o chuveiro fechado para que a resistência não sofra nenhum dano.
Quedas frequentes de energia elétrica
Em regiões onde a queda de energia elétrica é frequente, a queima do chuveiro pode ser recorrente. Principalmente se essas quedas de energia acontecem quando o chuveiro está ligado.
O mais indicado é optar por uma resistência de maior durabilidade e uma instalação elétrica correta. Dessa maneira, o disjuntor poderá desarmar no momento de queda para evitar curto nos fios e sobrecarga da resistência.
Como vimos, existem diversos motivos que causam a queima do chuveiro elétrico. Siga as nossas dicas para resolver o problema e se preciso contate um eletricista da sua confiança para fazer os consertos ou mudanças necessárias na rede elétrica do chuveiro.





