Médicos e enfermeiros da UPA e PAzinho participam de capacitação sobre a Covid-19

Cleomar Pilar

A Prefeitura de Rondonópolis segue reforçando o trabalho visando o controle do novo coronavírus na cidade e oferecer o máximo de segurança no atendimento dos pacientes. Médicos e enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAzinho) estão passando por treinamento para a utilização correta dos os EPIs exigidos para o atendimento de pacientes e o manejo dos equipamentos para socorrer pacientes com suspeita da doença. No treinamento, conduzido pela médica infectologista Vanessa Siano, os profissionais também receberam instruções para evitarem a própria contaminação

“A capacitação e a atualização fazem parte das ações adotadas para o enfrentamento do coronavírus”, disse a coordenadora da UPA, Vânia Scapini. “Os nossos profissionais estão prontos para o manejo correto dos equipamento e ofertar o máximo de segurança no atendimento. Além disso, para os cuidados necessários de prevenção que devem ter, afim de evitar o seu contágio”, completou.

Durante o treinamento, a infectologista passou orientações para os profissionais de saúde que abordam desde o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e aventais, “A forma correta de usar as vestimentas adequadas e os EPIs são de suma importância para evitar o contágio.  Por isso, são orientados dos cuidados na hora de retirar essas vestimentas e equipamentos, porque o Covid-19 é transmitido de forma muito rápida”, lembrou.

Ela ainda passou aos profissionais da UPA e PAzinho informações de métodos mais complexos de segurança e assistência ao paciente, principalmente relacionados à ventilação mecânica para os casos mais graves.