Mancha vermelha pode ser escarlatina?

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo



Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo podem ter várias causas. O que aponta para um diagnóstico específico é o conjunto dos sinais e sintomas que acompanham o quadro. E é fundamental que se faça este diagnóstico diferencial, uma vez que para cada causa há um tratamento que, em geral, varia bastante.

Sim, uma das causas de manchas vermelhas na pele pode ser a escarlatina. Especialmente importante reconhecê-la, pois a escarlatina é causada por uma bactéria, que é o estreptococo, e pode ter complicações importantes.

Crianças em idade escolar, especialmente na primavera, são as mais acometidas. É uma doença contagiosa, transmitida pelo contato direto com a saliva de pessoas contaminadas, mas não necessariamente doentes. Exatamente assim: uma pessoas pode ser portadora assintomática: tem a bactéria e a transmite, mas não tem a doença.

O período de incubação dura em média de 4 a 7 dias. Na sequência, os sintomas começam: febre bem alta, dor de garganta e pelo corpo todo, prostração, náuseas e/ou vômitos. Ao redor do segundo dia, as manchinhas vermelhas começam a surgir. Inicialmente na face e tronco e depois nos membros. A língua pode ficar caracteristicamente vermelha, e por isso é chamada de “língua em framboesa”.

Existe um teste rápido, que consta da colocação de uma espécie de haste flexível na garganta para colher um pouco de secreção e detectar a presença do estreptococo. Confirmado o diagnóstico, está indicado o tratamento com antibióticos, sendo a penicilina e seus derivados os de escolha principal.

O grande problema da escarlatina são duas possíveis complicações. O estreptococo pode causar uma lesão nos rins, ocasionando a glomerulonefrite difusa aguda, ou nefrite, como é conhecida, e que pode fazer com que os rins não funcionem direito. As crianças acometidas ficam inchadas, com sangue na urina e com a pressão alta. Outra possível complicação é a febre reumática, que acomete o coração, dando a cardite reumática.

Estas complicações são potencialmente graves. Por isso é absolutamente fundamental que se defina corretamente o diagnóstico. Quando o tratamento com penicilina ou derivados é instituído a tempo e pelo período indicado, a chance das complicações diminui sensivelmente.

Manchas vermelhas pelo corpo merecem sempre nossa atenção.