Mais de 40 mil processos de habilitação são abertos de forma online

Os processos foram abertos pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão

Renovação online da CNH - Foto por: Gilia Amaral/Detran-MT

No período de 1° de janeiro a 30 de setembro de 2020, foram abertos 41.829 processos de forma online, referentes aos serviços de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), troca para a CNH definitiva e segunda via da CNH.

Os processos foram abertos pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão.

A renovação da CNH foi o serviço mais procurado, contabilizando 24.272 processos abertos pelo aplicativo MT Cidadão, desde junho deste ano, quando o serviço foi disponibilizado pelo Detran de forma online.

Muitas pessoas que precisaram trocar a CNH provisória para a definitiva também procuraram o serviço de forma online, totalizando 12.688 processos abertos pelo site e aplicativo.

A solicitação da segunda via da CNH foi o terceiro serviço com maior procura de forma online. Foram 4.769 processos abertos de solicitação do documento.

Serviços online

O Detran-MT conta com diversos serviços relacionados a Habilitação e Veículos disponíveis no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS.

Dois dos serviços mais procurados da área de Veículos e Habilitação – Licenciamento Anual do veículo e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – podem ser feitos de forma online, no site do Detran e pelo aplicativo MT Cidadão, respectivamente.

Também pelo site ou aplicativo, podem ser feitas a solicitação da segunda via da CNH, troca para a CNH definitiva, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), além da emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas, consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, validar documentos e Certidão de Propriedade.

Todos os serviços relacionados acima podem ser realizados pela internet 24 horas por dia.