Luto na política; 2024 marca terceiro ano da morte de Juary Miranda de Moraes

Picture of Lucas Franco Perrone/Primeira Hora

Lucas Franco Perrone/Primeira Hora

Juary foi o vereador que mais tempo ficou na liderança de Pátio

Luto na política; 2024 marca terceiro ano da morte de Juary Miranda de Moraes

O  mês de janeiro, marca um momento de tristeza na política local: o motivo é que foi justamente neste mês, há três anos, que a cidade perdeu o ex-vereador Juary Miranda de Moraes.

O parlamentar que iria assumir a Câmara faleceu no dia dois de Janeiro de 2021, vítima da Covid-19.

Ele havia ficado como primeiro suplente da coligação do Solidariedade, mesmo partido à época do prefeito Zé Carlos do Pátio, que acabara de ser reeleito para o seu terceiro mandato.

Juary estava sendo preparado para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores, em razão do também vereador Adilson do Naboreiro, ter sido nomeado pelo prefeito como secretário de Agricultura.

Leia mais sobre o assunto: Antes de entrar na política, Juary fez história no União

No entanto, no final do mês de dezembro, ele teve um piora em seu quadro da Covid e acabou sendo transferido para a UTI da Santa Casa, onde veio a falecer.

Vice-prefeito

Juary foi eleito vereador pela primeira vez em 1992, reeleito em 1996; no ano 2000, ele foi escolhido para ser vice de Wellington Fagundes, que disputou a prefeitura contra Percival Muniz, que tinha como vice, o engenheiro Marcos Antônio Ribeiro dos Reis, também já falecido.

A chapa Wellington/Juary acabou sendo derrotada naquele processo para Percival; Juary vivia naquele momento o auge da sua popularidade e depois; ele entrou em um período de ostracismo na política, retornando à cena em 2016, quando foi eleito para mais um mandato. Juary também foi candidato a deputado estadual.

Juary foi líder de Zé do Pátio na Câmara de Vereadores

Neste período, Juary foi nomeado líder do prefeito Zé do Pátio e conduziu a bancada do prefeito em um momento sério da política local, em meio a denúncias e a possibilidade da instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) contra o prefeito, devido à aquisição de falsos respiradores, no auge da Pandemia.Há quem diga que a articulação de Juary evitou a CEI.

Ele e o prefeito eram amigos, ambos foram eleitos vereadores em 1992 e 1996. Os dois participaram de um dos momentos mais tensos da política local; a CEI que culminou na renúncia do ex-prefeito Alberto Carvalho. Pátio deixou a Câmara, no final de 1998, quando foi eleito para o seu primeiro mandato de deputado estadual, ele ainda foi reeleito em 2002, 2006, 2010 e em, 2012 eleito para comandar a cidade, reeleito a estadual em 2014 com apoio de Juary e reeleito a prefeito em 2016 e 2020.

Gol contra o Vasco

No entanto, antes de entrar na política, Juary foi jogador de futebol e defendeu as cores do União Esporte Clube. O seu momento de glória com a camisa do Colorado foi em 1980, quando marcou o gol de empate em uma partida entre o União e Vasco da Gama.

Juary dando entrevista a Noel Paulino, no antigo Luthero Lopes

O jogo,  considerado histórico, ocorreu no antigo estádio Luthero Lopes onde funciona a rede de supermercados Atacadão, na região central da cidade.

Leia mais sobre o assunto: Jogo de futebol que parou Rondonópolis comemora 40 anos neste mês de junho

No final do segundo tempo, ele empatou o jogo, ao acertar um chute cruzado, quando o União perdia pelo placar de 2 a 1. O Vasco contava com jogadores da Seleção Brasileira como o zagueiro Abel (hoje o técnico Abel Braga), o lateral Marco Antônio, campeão do Mundo na Copa de 70, o goleiro Mazaropi, campeão do Mundo pelo Grêmio, três anos depois e ainda o craque Roberto Dinamite, um dos maiores jogadores da história do Vasco.

Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.

+ Acessados

Veja Também