Com uma pegada urbana e cheia de personalidade, o look streetwear é aquela opção para quem não abre mão de se vestir com conforto e estilo. Suas peças são repletas de cores, modelagens diferenciadas e elementos cativantes, o destaque para quem deseja aderir a este visual.
Os looks dessa estética de moda, que vivem em alta entre as celebridades e criadores de conteúdo da internet, carregam em suas características muito mais que a autenticidade, mas sim influências de rua e identidade racial, através de roupas e elementos que representam grupos minoritários da sociedade. Saiba quais são as peças para acertar nesse visual!
O que é o estilo streetwear?
O streetwear tem sua base na cultura de rua e suas grandes metrópoles que reúnem periferias que geralmente são marginalizadas pela sociedade. Elas usam a moda e seus elementos culturais para ter visibilidade perante aos demais.
Vale ressaltar que, muito mais do que peças estilosas e tênis chamativos, que para muitos são verdadeiros sonhos de consumo, esta é uma estética de moda que vai muito além de tendências.
O estilo streetwear e, consequentemente, o look streetwear oriundo dessa cultura possuem atravessamentos que estão ligados ao comportamento e estilo dos indivíduos, em especial à população preta das grandes cidades. Também tem influência do universo da música e do esporte.
Para estas pessoas, a moda é muito mais do que uma roupa, mas sim uma ferramenta política, capaz de propor manifestos impossíveis de serem ignorados pelos chefes de estado e pessoas privilegiadas, pois a base social e racial da estética é o grande combustível para que essas peças ganhem voz e vez dentro do universo fashion.
Quais são as principais peças para montar looks streetwear?
Para que o look streetwear seja verdadeiro, ele precisa apresentar estilo e conforto em sua combinação. Além disso, precisa ser algo prático e versátil, que pode ser usado de dia ou à noite, o que mantém a personalidade em todos os seus pontos.
Peças básicas do guarda-roupa de homens e mulheres são capazes de traduzir o espírito dessa estética que, além de ter forte apelo racial e social, é jovem e muito criativa. Confira o que não pode faltar no seu próximo look streetwear e arrase:
Moletom
O moletom é estiloso, e grande parte dos looks com base na estética das ruas passam por ele. Seja nos conjuntos monocromáticos ou em peças singulares, como croppeds, coletes, shorts e calças com modelagem mais ampla.
Combinados com tênis, o moletom pode ser aquela opção esportiva e descomplicada para diferentes momentos casuais, especialmente se combinados com tênis de cano médio, calça jogger ou cargo, muito utilizadas para compor o visual cool.
Camiseta oversized
A modelagem oversized é muito presente no look streetwear e se caracteriza por ser mais ampla, o que deixa o indivíduo muito mais confortável. Vale ressaltar que, nas camisetas, esse tipo de caimento é muito comum e por isso, esta é uma peça indispensável para quem deseja aderir a esta estética.
Seja para praticar esportes como skate e basquete, ou simplesmente montar um look para sair com os amigos, a camiseta oversized é marca registrada, aparecendo em versões lisas ou estampadas, com astros da cultura de rua e da cena do rap. Além disso, podem ser combinadas com calças, também amplas, shorts e o clássico tênis.
Calça cargo
Ícone nos anos 2000, a calça cargo voltou com tudo para as recentes tendências de moda, mas no look streetwear ela já é uma velha conhecida e sempre se faz presente para compor o visual. O modelo se caracteriza por sua amplitude e a presença de bolsos maximizados que ajudam a tornar a peça mais utilitária para quem usa.
Versátil, pode ser combinada com tênis, moletom, camisetas e regatas mais soltas, que traduzem o toque despojado e descomplicado tão presente na moda de rua através de seus principais elementos.
Calça jogger
A modelagem jogger é mais um tipo de calça que marca presença no look streetwear. O modelo possui uma pegada esportiva, onde elásticos na cintura e no tornozelo as deixam mais soltas no corpo. Muito compatível com o estilo esportivo, ela também é uma alternativa para produções com essa estética.
A dica para arrasar no visual é apostar nas combinações com camiseta, tênis de cano médio e coletes. As mulheres podem trazer um toque ainda mais ousado, adicionando o top ou cropped para a produção.
Peças em jeans
Os looks all jeans foram uma febre nos anos 2000 e trata-se de produções inteiras feitas com peças em jeans, de modelagem e lavagens diferentes. Recentemente, esse tipo de look voltou a permear as ruas e as passarelas, mas, no armário casual, ele jamais perdeu o seu lugar.
O segredo para acertar no visual é misturar as lavagens com os detalhes do jeans, que podem ter nuances com lavagens mais desgastadas ou até detonadas. Além disso, a mistura de modelagens mais amplas com as mais ajustadas, ou todo o look oversized tende a garantir um visual moderno.
Jaqueta puffer
A jaqueta puffer se caracteriza por seu visual esportivo e volumoso, geralmente em cores mais sóbrias e vibrantes, que varia com o estilo pessoal de quem a usa. Utilizada como uma terceira peça, essa é sem dúvida uma peça que não pode faltar.
As modelagens podem ser mais ajustadas ou com um toque mais amplo, facilmente são combinadas com calças jeans, coturnos tratorados, calças, shorts e bermudas de moletom, o que mantém o equilíbrio da estética.
Jaqueta corta-vento
A corta-vento é mais um modelo de terceira peça muito usual no look streetwear e também traz uma pegada esportiva e casual para a produção, que é mais básica, mas não perde o seu charme. O modelo é ideal para fazer a mistura do mundo dos esportes com a moda de maneira estilosa.
Com bermudas e calças, tanto de moletom como jeans, a corta-vento proporciona um visual descomplicado e muito confortável, que facilmente pode ser combinado com tênis de cano médio, camisetas brancas e acessórios versáteis como shoulder bags.
Jaqueta bomber
Mais uma terceira peça que promete tornar ainda mais estilosa a produção, pois com sua pegada casual, esta é aquela peça que sela qualquer look com base na moda de rua com muito estilo. A jaqueta aparece com cores neutras e uma pegada confortável para quem deseja um visual básico e autêntico.
A peça pode ser facilmente combinada com calças, bermudas, jaquetas, camisetas básicas, além de tênis de cano médio ou casual. A dica é saber identificar o momento de apostar nessa terceira peça para complementar o look.
Camisa casual
O uso da camisa casual é mais uma peça que pode mesclar a imagem casual com a levemente formal na mesma composição. A dica é apostar no modelo com uma calça mais ampla, tênis de cano médio e dobras nas mangas com botões abertos.
Tênis
Os tênis, sem dúvidas, são os elementos que mais caracterizam um look streetwear, isso porque com modelos tão tradicionais que estão há anos no mercado compondo visuais marcantes, eles nunca saem de moda.
Para qualquer composição com as peças que fazem parte da estética de rua, os tênis são essenciais para compor o visual com muita atitude e um toque a mais de estilo. E o melhor, existem muitos modelos para apostar. Por isso, confira essa seleção com tênis streetwear exclusivos para arrasar no visual com muito bom gosto.
Chinelo slide
Para quem não abre mão de um look básico e descomplicado, o chinelo slide é a opção para quem deseja um visual casual. O modelo é confortável e perfeito para demandas rápidas do dia a dia. Destaque para o uso com bermudas de moletom e camisetas.
Shoulder bag
Os acessórios também fazem parte e têm a função de completar o visual de forma equilibrada, autêntica e prática. O uso de shoulder bags para passeios casuais ressaltam a importância desses elementos para os adeptos dessa estética.
As shoulder bags surgem coloridas, compactas e perfeitas para levar o indispensável para o rolê, deixando as mãos livres para aproveitar muito mais passeio.
Chapéu bucket
Conhecido como bucket hat, é um clássico da moda de rua dos anos 1990 que recentemente voltou às passarelas para compor os looks joviais. Mas, na estética das ruas, sempre teve seu local de destaque.
O item pode aparecer em cores mais vibrantes e repletas de energia, como em tons mais neutros e discretos, com uma função importante: proteger a cabeça do sol em dias de calor, sem perder o estilo, já que a peça pode ser utilizada com qualquer look da estética de rua. Além disso, o bucket é uma opção alternativa aos bonés, que possuem um toque mais esportivo e descomplicado.
Gorro
Os gorros podem ser utilizados em locais de temperatura mais amena ou no inverno, pois se adequam com muito estilo. Feitos para aquecer, o acessório é indispensável no look daqueles que desejam um visual invernal mais clássico e moderno.
A dica é misturar o item com coturnos, calças de modelagem ampla ou conjuntos de moletom monocromáticos para um visual marcante. Os tênis de cano médio, jaquetas puffer ou bomber e camisetas também ajudam a compor a produção com um toque ainda mais especial.
Meias cano alto
Por fim, as meias de cano alto podem ser utilizadas com tênis casuais rasteiros ou modelos de tênis com cano médio. O diferencial das meias é que elas podem aparecer com elementos da cultura de rua, o que deixa o visual ainda mais estiloso e repleto de personalidade. Os comprimentos alongados tendem a dar destaque ao look sem pesar o visual.
O look das ruas é muito mais que uma produção estilosa e moderna, mas sim uma forma de usar a moda como ferramenta de manifesto pelos menos favorecidos. Vale ressaltar que este é um estilo de moda que atravessa camadas sociais e raciais através do vestuário e que também reflete muito da cultura e estilo de vida dessas pessoas. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!





