Lei garante transparência sobre número de leitos vagos na rede privada de hospitais

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Lei garante transparência sobre número de leitos vagos na rede privada de hospitais

Está em vigor, desde a última segunda-feira (13), a Lei 11.165. De autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), ela determina que os hospitais da rede privada informem à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a taxa de ocupação de seus leitos de enfermaria e UTI nos períodos de emergência sanitária ou calamidade pública.

“A publicação da taxa de ocupação dos leitos particulares pode ajudar o governo a tomar decisões importantes, como a contratação de vagas nestes hospitais na falta de leitos públicos. É preciso lembrar que a pandemia do novo coronavírus superlotou os hospitais do SUS e que o estado precisa, ainda assim, garantir atendimento médico a todos os cidadãos”, explicou o parlamentar.

A periodicidade da divulgação demandada será definida pela SES “devendo ser regulamentada por instrumentos administrativos cabíveis.” O descumprimento da nova lei poderá acarretar multa aos infratores.

A nova legislação também determina que a SES divulgue em seus meios oficiais os números apresentados pelos hospitais privados.

+ Acessados

Veja Também