Kalynka participa de encontro com agricultores familiares a garante apoio a unidade independente do INCRA em Rondonópolis

Primeira Hora

Primeira Hora

Kalynka participa de encontro com agricultores familiares a garante apoio a unidade independente do INCRA em Rondonópolis

A candidata a deputada federal Kalynka Meirelles (Republicanos) participou de uma sabatina organizada por agricultores familiares da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Aliança, região da Gleba Rio Vermelho, em Rondonópolis, com candidatos da região.

Os produtores apresentaram aos postulantes à Câmara Federal as demandas de agricultores familiares.

Além dos assentamentos, são centenas de pequenas propriedades que se enquadram dentro do sistema de agricultura familiar, que representa quase 200 mil pessoas em Mato Grosso, mais de 50 mil vivem na região de Rondonópolis, composta por 17 municípios. As propriedades rurais exploradas em regime de economia familiar exercem forte predomínio no Estado, representando em torno de 75% dos estabelecimentos rurais.

O setor emprega mais de 300 mil pessoas e é responsável, segundo o IBGE, por 70% do alimento na mesa do Brasileiro.

Mesmo com relevância comprovada, os agricultores familiares relataram aos presentes inúmeras dificuldades para produzir. As reclamações vão da falta de estradas pavimentadas e pontes de concretos a dificuldades para linhas de crédito.

Mas a unidade de todos os trabalhadores rurais presentes na sabatina foi a falta da estrutura do INCRA de Rondonópolis. A unidade foi aberta em 2017, fechada em 2021 e reaberta em janeiro deste ano, com apenas três funcionários.

Situação que trava o processo de regularização fundiária e inviabiliza o acesso para financiamentos rurais.

Kalynka apresentou uma proposta que pode ajudar a resolver o problema. A futura deputada federal de Rondonópolis defendeu a criação de uma unidade do INCRA na regional de Rondonópolis, independente de Cuiabá. “Eu recebi essa demanda há algumas semanas. Fiz alguns contatos em Brasília, pedindo orientações sobre um INCRA com autonomia da capital. O que me informaram é que o órgão é totalmente viável, precisando apenas de vontade política. Pois bem, essa demanda será prioridade na minha legislatura. Vou fazer peregrinação na sede nacional do INCRA até que liberem essa unidade independente em nossa região. Precisamos valorizar nossos agricultores. Hoje eles estão sem estímulos e com profundo sentimento de abandono. Essa pauta é legítima. Esses homens e mulheres que trabalham de sol a sol no campo podem contar com meu trabalho”.

O comprometimento da candidata foi bem recebido pelos trabalhadores rurais. “A opinião da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Aliança é que a candidata Kalynka mostrou compromisso com a agricultura familiar. Mostrou que estará disponível caso vença as eleições. Vimos como muito assertivo as palavras dela. Nós precisamos e muito de alguém de lute para melhorar o INCRA e consequente aumentar regularização lotes, emissão de títulos e na melhoria da infraestrutura e renda das milhares de famílias que vivem da agricultura familiar de nossa região”, completa Nelsivon Silva Gomes, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Aliança.

*O INCRA*

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA fornece orientação aos assentados no manejo da terra e na produção de alimentos de qualidade, presta assistência técnica a fim de auxiliar no desenvolvimento de sistemas agroecológicos, possibilita que os agricultores familiares tenham a oportunidade de vender os alimentos que produzem por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), alimentos esses que também são comercializados e oferecidos à rede pública de ensino pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), oferece a escolarização formal a jovens e adultos por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e realiza a regularização fundiária das áreas.

 

*Biografia*

Kalynka Meirelles, nasceu em São Paulo capital, tem 38 anos. É filha de Nordestino e paulista e mora em Rondonópolis há quase 20 anos. Foi destaque no telejornalismo de Mato Grosso pela TV Centro América e TV Cidade Record. Migrou para o mercado imobiliário e em pouco anos virou uma das principais profissionais do segmento.

Entrou para a política, pelo Republicanos, em 2016. Obteve resultado expressivo nas urnas, garantindo uma suplência na Câmara de Rondonópolis. Dois anos depois foi candidata a deputada estadual. A primeira eleição aconteceu em 2020.

É evangélica, casada com o médico veterinário e empresário Thiago Lissoni Nani Meirelles e mãe da pequena Fiorella Valentina.

+ Acessados

Veja Também