Kalil entrega novos kits e uniformes para os agentes de combate a endemias

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Kalil entrega novos kits e uniformes para os agentes de combate a endemias

Compartilhe:

Figurando desde 2019 com níveis em constante queda na proliferação de doenças endêmica (Dengue, Zika Vírus, Chikungunya) e em menores índices que a grande maioria das cidades de Mato Grosso e do Brasil, graças a realização de medidas de contenção como bloqueios sanitários, medidas educativas como ações de visita casa-a-casa com orientação em saúde e principalmente com a eliminação de focos detectados, Várzea Grande quer avançar ainda mais, tanto que após enquadrar os Agentes de Combates a Endemias, conforme a Lei Federal, entregou Kits de uniformes e materiais para fomentar o trabalho destes profissionais tão essenciais no dia-a-dia da cidade.

Os Kits com uniformes e materiais necessários ao bom desempenho da função dos Agentes de Combate às Endemias tem a função de primeiro resguardar a segurança tanto da população que pode abrir seu imóvel para receber a fiscalização como do próprio servidor público ou agente de endemia que necessita do aparato para estar protegido. Fora isto, o simples uso da calculadora eletrônica se demonstra essencial para que os Agentes de Combate às Endemias possam mensurar a quantidade de larvicida a ser aplicado nos focos eliminando os mesmos sem riscos para a saúde humana.

“O servidor público tem um papel decisivo na Gestão Pública, pois sua missão é a de servir a sociedade. E o meu compromisso enquanto gestor é o de reconhecer a sua importância entregando políticas públicas também para os nossos colaboradores. Todos têm um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de nossa cidade, através de realização de serviços essenciais e relevantes aos várzea-grandenses”, disse o prefeito Kalil Baracat, no Centro de Zoonoses, durante a entrega de 135 Kits-Uniformes aos Agentes de Combate às Endemias da Saúde Pública Municipal.

Em sua conversa com os servidores, o prefeito Kalil Baracat, destacou a importância de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que atuam no combate de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Ele também enfatizou que os agentes são o elo entre a comunidade e a secretaria municipal de Saúde, no caso o Poder Executivo.

Kalil Baracat lembrou de um simples benefício colocado nos Kits entregues aos Agentes de Combates de Endemias, além dos uniformes e equipamentos, o protetor solar, essencial para aqueles que ficam dia após dia de sol a sol trabalhando em prol da população e estando diretamente sob a influência do calor comum em Mato Grosso.

“Queremos a união de todos os servidores, e que todos tenham em cada local de trabalho condições para que exerçam suas funções com excelência e contribuam para a qualidade da saúde pública e consequentemente da vida das pessoas. Vocês realizam um trabalho fundamental que merece ser valorizado. Por isso, a Administração trabalha arduamente para a melhoria das políticas públicas aos servidores em geral”, salientou o prefeito.

O kit é formado por uniformes que variam entre os profissionais de acordo com a função de cada um, pois quem fiscaliza os Pontos Estratégicos (P.E.) tem uniformes ainda melhores, par de tênis, boné, bolsa de lona, protetor solar, calculadora eletrônica, materiais de papelaria, fita métrica, prancheta, máscara de proteção facial, entre outros itens.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Gonçalo Barros, seguindo a mesma linha do prefeito Kalil Baracat, que é o de oferecer melhores condições de trabalho, para aqueles que defendem a população e a cidade de doenças e epidemias diariamente é fundamental.

“O Kit composto de uniforme e materiais será fundamental para o serviço realizado por todas as equipes, pois o conteúdo deles contribui para a segurança da população e dos agentes durante suas atividades diárias. Com calçados, protetor solar, roupas adequadas, além de tê-los identificados e padronizados faz parte da gestão saúde que queremos apresentar, um modelo de organização para que os usuários que recebem os agentes, em suas casas, tenham segurança e reconheçam quem são profissionais que oferecem serviços. A gestão do prefeito Kalil Baracat está sendo uma gestão que tem valorizado o servidor, em todas as categorias, reconhecendo a importância de todas elas, principalmente vocês que estão na ponta, de casa em casa, nos bairros e nas áreas rurais, captando, cuidando, prevenindo e orientando a população, sobre como evitar doenças epidemiológicas”, disse.

O prefeito Kalil Baracat agradeceu a todos os servidores presentes no ato de entrega.  “Eu sou grato a vocês, agentes de endemias, por todo empenho e dedicação. Nós reconhecemos que vocês trabalharam em um momento crítico, durante dois anos, se expondo muito no contágio da covid-19, além de se submeterem também a outras doenças endêmicas. Vocês agentes de endemias são guerreiros que estão na linha de frente para salvar a vida dos outros, o que vocês fazem é um ato de mérito para a Gestão, além de estarem salvando vidas, vocês estão expondo a vida de vocês, por isto recebem todo o apoio do Poder Executivo para que também estejam seguros”, expressou.

Gonçalo de Barros explicou para o prefeito sobre as atividades dos agentes no seu dia a dia estão bem equipados e terão o reconhecimento da sociedade, para entrar nas casas e realizarem seus serviços. 

“Os agentes realizam trabalhos externos indo até os locais para verificar se não existem problemas que possam trazer doenças para a população. Uma das atividades bastante conhecidas é verificar se não existe água parada, e, dessa forma impedir que o mosquito transmissor de doenças, como a Dengue, se prolifere. Nesse sentido, o uniforme é muito importante para a identificação do profissional”, relata ele.

Gonçalo destacou ainda que a entrega representa um momento especial porque estes profissionais são de relevante importância para comunidade. “Queremos o melhor para os nossos agentes, por isso, estamos sempre buscando investimentos que promovam o bem-estar e beneficiem melhores condições de trabalho, o que refletirá em uma prestação de serviço de mais qualidade à população. Ressalto que o trabalho deles é de grande importância para as comunidades da nossa cidade”.

As agentes de endemias, Meire Rosa da Silva, 16 anos de atuação, Cleonice de Arruda Amorim, 24 anos de atuação e Cristiana Carvalho da Cruz, 21 anos de atuação, que receberam os Kits das mãos do Prefeito Kalil Baracat e do secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, comungam da mesma ideia.

“Agora nós estaremos mais bem identificadas pelos moradores, passando mais confiança para a população, afinal nós atuamos de forma que é necessário adentrar nas residências, e identificados da maneira certa, vamos conseguir passar uma maior segurança durante a fiscalização. Nós vistoriamos residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Fazemos inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicamos larvicidas e inseticidas. A população vai se sentir mais segura, com a identificação. O nosso Kit tem a logomarca da prefeitura, o que facilita em muito nosso trabalho. Os nossos agradecimentos ao prefeito por esta ação, que vai nos ajudar e muito no exercício dos nossos trabalhos.”, disseram elas.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp