A Justiça Eleitoral, em caráter liminar, decidiu suspender toda e qualquer divulgação da pesquisa Ibope, realizada em Rondonópolis, entre os dias 29 de outubro a 4 de novembro.
A pesquisa ouviu 406 pessoas e custou R$ 40 mil.
A justiça acatou um pedido da coligação Unir para Crescer, que tem como candidato a prefeito o vereador Thiago Muniz (DEM). No pedido assinado pelos advogados Fabrício Miguel Corrêa e Rafael Xavier, eles apontam que há uma falha no trabalho feito pelo Ibope .
A falha apontada pelos advogados está relacionada ao fato de que Ibope não apontou em seu registro o quantitativo de eleitores ouvidos por bairros na cidade.”, percebe-se que a ré apenas divulgou a relação dos bairros onde a pesquisa foi realizada, não havendo menção da quantidade de eleitores ouvidos em cada setor”, descreveu a a juíza eleitoral Milene Aparecida Pereira Beltramini, em sua decisão.
“A divulgação de resultados de pesquisa exerce enorme influência no eleitorado, principalmente naqueles cidadãos que, ainda, se encontram indecisos, razão pela qual é indiscutível a importância de se noticiar dados verdadeiros e confiáveis”, completou a magistrada.
“Ex positis, ante o descumprimento da norma eleitoral o que enseja, nesse momento processual, a incerteza acerca da veracidade dos dados colhidos, concedo parcialmente o pedido de tutela de urgência, para determinar que a ré no prazo de 24 (vinte quatro) horas, suspenda, imediatamente, a divulgação da pesquisa eleitoral, registrada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), com o nº MT- 07517/2020, e, se abstenha de reiterar a prática de tais atos”, destacou a juíza.
Essa é a segunda pesquisa em que a Justiça Eleitoral entende que houve irregularidades no processo eleitoral deste ano. A primeira foi uma pesquisa realizada pelo Instituto Viva Voz de Minas Gerais.
Das sete pesquisas registradas nestas eleições, duas foram questionadas pela Justiça Eleitoral, outras duas não foram divulgadas pelos seus contratantes e uma ainda está em fase de campo. No final somente duas estão com os dados expostos, uma feita pelo GMTDados e outra pelo Segmenta.





