Jornalista robô publica 850 artigos em um ano

Picture of Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Jornalista robô publica 850 artigos em um ano

Compartilhe:

Há um ano o jornal americano The Washington Post começou a veicular notícias escritas pelo robô Heliograf. De acordo com o veículo comprado pela Amazon, neste período, a ferramenta de inteligência artificial escreveu 850 artigos. Inicialmente, os temas eram voltados à cobertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas após o evento, outros temas foram incorporados ao trabalho da máquina. As informações são do R7.

Dos 850 artigos publicas pelo robô, 500 tratavam da cobertura das eleições norte-americanas, conteúdo que gerou mais de 500 mil cliques para o jornal. Comparando o volume de publicações do veículo nas duas últimas eleições dos EUA, em 2012 foi produzido apenas 15% do que foi feito em 2016.

A participação da inteligência artificial na atuação da imprensa é defendida, por exemplo, pela agência de notícias Associated Press, que estima que cerca de 20% do tempo dos seus funcionários foi poupado graças a inteligência artificial. A empresa também considera que além da economia de tempo, os robôs ajudam muito na hora de apurar informações precisas.

Modelo de cobertura

Apesar de empresas utilizarem e defenderem a inteligência artificial na cobertura jornalística, o modelo digital não é popular em veículos menores e em coberturas locais. O Heliograf consegue analisar e contextualizar dados de jogos de futebol americano no país inteiro, mas não consegue cobrir reunião de vereadores, por exemplo.

Além disso, o The Washington Post consegue contar o número de artigos e de cliques que o robô gerou, mas ainda é difícil quantificar o impacto, o tempo economizado e o valor do trabalho. Também é complexo medir quanto de engajamento, publicidade e assinaturas podem ser atribuídos ao robô.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também