Já ouviu falar de leite dourado? É a nova moda da alimentação

Já ouviu falar de leite dourado? É a nova moda da alimentação
Shutterstock

Já ouviu falar de leite dourado? É a nova moda da alimentação

De tempos em tempos, as dietas ganham novos ingredientes e alimentos em destaque. Já teve a época do chá de hibisco, do sal do Himalaia e dos sucos detox. Agora é a vez do leite dourado, uma bebida feita com cúrcuma.

O leite dourado surgiu dentro da medicina ayurvédica, na Índia. A fama no Ocidente é recente e aumentou bastante depois que a rede Starbucks lançou o Golden Latte, versão da bebida nas lojas americanas.

Por ter uma cor bastante vibrante e bonita, o leite dourado logo despertou a atenção dos consumidores. Depois que as pessoas começaram a descobrir os benefícios dele, é que houve a popularização.

Benefícios do leite dourado

Mas, afinal, quais são os benefícios do leite dourado? Para responder a isso, é importante conhecer as propriedades nutricionais da cúrcuma, ingrediente responsável pela cor da bebida.

A cúrcuma tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ajuda a desintoxicar o fígado. Além disso, ela é uma ótima aliada da pressão arterial e de uma boa noite de sono.

De acordo com a Q48, principal fabricante de superalimentos do país, o leite dourado também pode ajudar a emagrecer e ter mais disposição. Ele é a prova de que é possível ter mais saúde, sem recorrer aos tradicionais medicamentos.

Como consumir

Em geral, o leite dourado é feito com leite vegetal, como amêndoas ou castanhas. Embora a cúrcuma seja o ingrediente principal, a bebida também pode ser composta por gengibre, cardamomo, óleo de coco e até pimenta do reino. Esse último ingrediente costuma ser usado porque possui piperina, uma substância que aumenta o poder de absorção do corpo.

O leite dourado pode ser consumido a qualquer hora do dia. De manhã, a bebida pode ser acompanhada de canela ou gengibre, dois ingredientes que são estimulantes. De noite, a noz moscada ajuda a relaxar mais o corpo e melhorar o sono.

É importante notar que a alta ingestão de cúrcuma pode causar desconfortos gástricos. Por isso, a bebida deve ser consumida com moderação. Gestantes, lactantes e pessoas com úlceras ou outros problemas estomacais devem evitar o leite dourado.

Para obter os melhores benefícios da cúrcuma, a ingestão máxima deve ser de aproximadamente oito gramas ao dia. Obviamente, apenas a bebida não traz vantagens para toda a saúde. Ela serve de complemento às dietas equilibradas.

+ Acessados

Veja Também