Indústria recupera o fôlego e Nordeste ganha plano de desenvolvimento

Produção industrial de agosto teve variação positiva de 0,8% Foto: Arquivo Agência Brasil

Indústria recupera o fôlego e Nordeste ganha plano de desenvolvimento

A semana de 30 de setembro a 04 de outubro foi marcada por dados econômicos que indicam a recuperação da produção industrial e a geração de renda no setor do turismo. O presidente Jair Bolsonaro também participou de três agendas no Palácio do Planalto, que se inserem nas dimensões econômica, humanitária e de segurança pública do Governo Federal.

Anticrime: Foi lançada a campanha “Pacote Anticrime. A lei tem que estar acima da impunidade”, sobre as medidas elaboradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que estão em tramitação no Congresso Nacional. A ideia é enfatizar a necessidade de alterar a legislação para adequar o arcabouço penal à realidade atual da sociedade brasileira.

Acolhida: Dois convênios foram assinados nesta semana. Um acordo de cooperação técnica com a Fundação Banco do Brasil, que vai criar um fundo privado para receber doações para a Operação Acolhida. E um protocolo de intenções entre o governo federal e a Confederação Nacional dos Municípios, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Organização Internacional para as Migrações e Fundo de População das Nações Unidas. A meta é incentivar municípios do país a acolher imigrantes e refugiados venezuelanos.

 AgroNordeste: O AgroNordeste tem a meta de ajudar pequenos e médios produtores agrícolas a melhorar a produção, gerando mais emprego e renda na região. Para isso 230 municípios do Nordeste divididos em 12 territórios, que abrangem uma população rural de 1.7 milhão de pessoas, vão receber ações do governo federal no biênio 2019-2020. Entre essas ações estão assistência técnica, acesso a mercados, apoio à organização dos produtores, garantia de segurança hídrica e o desenvolvimento de produtos com qualidade e valor agregado.

Em Frente Brasil: Com um mês de execução completado em 30 de setembro, o Programa Em Frente Brasil apresentou balanço que revela queda de 53% no número de homicídios em setembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2018, além de redução de 40% nos roubos na mesma base de comparação. Isso nos cinco municípios que fazem parte do projeto piloto do programa: Cariacica (ES), Ananindeua (PA), São José dos Pinhais (PR), Paulista (PE) e Goiânia (GO). Nestas cidades operação integrada entre estruturas de segurança pública federais, estaduais e municipais promove ações de inteligência, prevenção e combate ao crime organizado e a violência.

Turismo: Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada nesta semana revela que o setor do turismo gerou 25 mil vagas de trabalho nos últimos 12 meses encerrados em julho. O levantamento apontou ainda que nos sete primeiros meses deste ano o faturamento da área no Brasil alcançou R$ 136,7 bilhões, o maior nos últimos 4 anos.

Dados da Indústria: O IBGE revelou na terça-feira (01) que a produção industrial de agosto na comparação com julho deste ano teve uma variação positiva de 0,8%. 10 dos 26 ramos pesquisados apresentaram expansão. Os destaques foram a indústria extrativa, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, além de produtos alimentícios.

+ Acessados

Veja Também