IA e no-code podem agilizar transformação digital de empresas

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

IA e no-code podem agilizar transformação digital de empresas

Inteligência Artificial permite poupar até 390 horas de trabalho, enquanto plataformas no-code ajudam a implementar essa ferramenta nos negócios

Compartilhe:

Desde que se popularizou no mercado, a Inteligência Artificial (IA) tem sido considerada como a mais nova revolução digital, responsável por trazer muitos benefícios para a sociedade. No entanto, a tecnologia ainda é restrita, por conta dos custos altos e da complexidade para manuseá-la.

Paralelamente, as plataformas no-code surgem como ferramentas simples e de fácil acesso, podendo ser utilizadas por qualquer pessoa interessada, sem a necessidade de conhecimento prévio sobre programação. Dessa forma, têm ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Dessa forma, a IA e as plataformas no-code podem ser elementos complementares capazes de promoverem a transformação digital nas empresas. De um lado, a tecnologia é aplicada para o desenvolvimento de soluções robustas que podem reforçar a segurança e a agilidade dos processos. De outro, a linguagem sem código permite a criação de aplicativos e softwares funcionais para o atendimento de demandas cotidianas, de forma rápida e por um baixo custo.

Estudiosos de tecnologia e comunicação apontam que estamos vivendo a fase da “Web Simbiótica”, referência ao aumento de interação constante entre máquinas e seres humanos, o que torna a linha que os separa ainda mais tênue.

Estudo realizado pela International Business Machines Corporation (IBM) mostrou que, em 2022, 34% das empresas brasileiras implementaram tecnologias que usam IA. Outra pesquisa, feita pela Censuswid, em julho deste ano, identificou que a adoção dessa tecnologia pode levar a uma economia de tempo significativa para os funcionários.

Com o uso da IA, há, em média, uma redução de 390 horas de trabalho por ano, o equivalente a 16 jornadas poupadas. Com a diminuição do tempo despendido em tarefas repetitivas e operacionais, os trabalhadores podem focar em atividades estratégicas.

Ao passo que a implementação de IA cresce no país, muitas empresas se deparam com dificuldade ao aderir o novo modelo. Ainda de acordo com a pesquisa do IBM, os principais empecilhos para as organizações são: preços altos (29%), complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA (20%), complexidade de dados (17%) e habilidades experiência ou conhecimento limitados (17%).

Parte dos funcionários demonstra resistência com as ferramentas de IA. A pesquisa da Censuswide apontou que 53% dos entrevistados manifestaram preocupação em relação à perspectiva de que a tecnologia possa substituir suas competências e, como consequência, levar à perda de seus empregos. Por outro lado, 67% reconheceram a relevância de adquirir habilidades em IA para o avanço de suas carreiras no futuro.

Nesse sentido, as plataformas no-code tornam-se aliadas na resolução desses obstáculos, visto que possuem preços acessíveis, facilidade de integração e de acesso, além de não demandarem conhecimentos aprofundados.

Integração

Quando há a possibilidade de integrar a IA e as ferramentas no-code, os resultados são potencializados. A área de tecnologia da informação (TI) é uma das mais beneficiadas com o processo de integração.

Um exemplo prático é observado quando a ferramenta flutterflow é associada à IA, possibilitando a criação de novos aplicativos de forma ainda mais prática para o atendimento das demandas corporativas, o que pode favorecer o dia a dia de trabalho dos profissionais de TI.

Também utilizando a linguagem no-code, os aplicativos Bubble io permitem a criação e a hospedagem de programas web através de uma interface intuitiva e fácil de ser dominada, o que também pode ser dinamizado com o uso da IA.

Vantagens para empresas

A combinação de IA e plataformas no-code pode oferecer muitas vantagens para as organizações O diretor de marketing e operações na Masterlink, Nuno Rosa, explica que a linguagem no-code permite o desenvolvimento de apps de forma ágil, sem dependência das competências técnicas, o que permite criar novas soluções de negócio rapidamente, conforme a necessidade da empresa.

As plataformas no-code encontram aplicação em diversos cenários corporativos, podendo ser utilizadas para automação de processos internos, a criação de portais institucionais, a integração de sistemas e a gestão de dados e relatórios.

De acordo com Rosa, a adoção dessas ferramentas traz uma série de benefícios para as empresas, como possibilidade de respostas mais ágeis às mudanças do mercado, redução significativa nos custos e economia de tempo e recursos. Tais vantagens também se demonstram proveitosas na preparação das equipes para um futuro no qual a inovação tecnológica desempenha um papel cada vez mais central nas estratégias de negócios.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp