Um homem de 50 anos sobreviveu por quatro dias dentro de uma grota de aproximadamente 50 metros de profundidade, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. A vítima caiu no local no último sábado (22) e só foi resgatada na tarde de quarta-feira (26) pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo os militares, o homem relatou que caminhava próximo ao túnel da Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu quando sofreu a queda. Sem conseguir sair, ele sobreviveu comendo mangas que caíam no local e bebendo a água acumulada no fundo do buraco.
- 🔍 Grota é uma depressão ou abertura no terreno, geralmente úmida, formada por enchentes ou erosão do solo, semelhante a um pequeno vale. Gruta, por outro lado, é uma cavidade natural em rochas, com profundidade e ambiente interno, semelhante a uma caverna.
O resgate foi realizado após equipes localizarem a vítima debilitada, mas consciente. Ela foi encaminhada para atendimento médico. Imagens registradas pelas equipes mostram o momento em que a vítima é retirada da grota com o auxílio de cordas e equipamentos especializados. Assista ao vídeo acima.
Familiares informaram aos bombeiros que o homem havia saído de casa no sábado e não retornou. Ele só foi localizado porque pessoas que passavam pela região avistaram a vítima dentro da grota e acionaram o socorro.
Vítima foi resgatada ferida e debilitada
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o homem consciente, mas extremamente debilitado, exausto e com ferimentos pelo corpo. Após a avaliação inicial, a equipe realizou a imobilização e iniciou a retirada utilizando técnicas de salvamento terrestre e equipamentos específicos para áreas de difícil acesso.
Concluído o resgate, a vítima foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal de Paracatu, onde recebeu atendimento médico.
A Prefeitura de Paracatu informou, por meio da direção do Hospital Municipal, que o paciente permanece em observação, mas está consciente, com boa verbalização, sinais vitais estáveis e sem lesões graves. Ele recebe hidratação devido ao longo período sem comida e água.
Ainda segundo o Município, o homem relatou que havia ido buscar mangas, fruta comum na região nesta época do ano, quando acabou caindo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/h/S/Pk3s7iQ2eq192ZBGrzSA/design-sem-nome-2025-11-26t152509.957.png)
Vítima estava debilitada durante o resgate — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação





