Grupo Flor Ribeirinha ministra oficinas de siriri em Festival na França

Grupo Flor Ribeirinha ministra oficinas de siriri em Festival na França
Assessoria

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo beira rio, participa do 46º Festival de Folclore de Montoire, localizada na região norte, há 200 quilômetros de Paris. Durante o evento,  foram programadas atividades para alguns grupos.

Além das apresentações em palco, o Flor Ribeirinha está ministrando oficinas de siriri e de samba.

As oficinas acontecem em diferentes espaços da cidade e contam com a participação de muitas pessoas interessadas em conhecer a cultura popular brasileira e matogrossense.

O coreógrafo e diretor artístico do grupo, Avinner Augusto, ministrou nesta terça (13), a oficina de siriri para as crianças de uma comunidade de Montoire.

Ele ensinou as crianças a dançar ao som da viola de cocho, do mocho e do ganzá. Elas vivenciaram a cultura popular mato-grossense através do siriri.

“Estamos felizes e encantados com a receptividade das pessoas, principalmente das crianças. O Flor Ribeirinha está deixando aqui a marca da nossa cultura. É o siriri mais uma vez rompendo fronteiras, além do mar”; observou.

Ainda como parte da programação do festival, outra oficina foi ministrada em Montoire, a de samba, pela professora Priscila de Paula. Ela ensinou a ginga do samba brasileiro.

Segundo ela, nas oficinas, as pessoas aprendem a sambar com os passos básicos. “Ensinamos o passo a passo, com a coordenação dos pés, quadris e braços, seguindo o ritmo da música, de forma crescente”.

“Na ocasião das oficinas, divulgamos também a música popular brasileira, dançamos ao som das músicas de artistas como Chico Buarque, Tom Jobim e outros” assinalou Priscila.

A presidente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, ressaltou que as oficinas de siriri são atividades que vem sendo desenvolvidas na comunidade de São Gonçalo beira rio,  há muito tempo.

Segundo ela, alunos de diversas escolas públicas já participaram das oficinas. Além disso, o grupo tem o projeto Sementinha, que agrega as crianças de vários bairros.

“Aqui na França, estamos fazendo este trabalho com muita satisfação, pois é gratificante ver as crianças e os pais interessados. São momentos maravilhosos que estamos vivenciando”.

“Estou muito feliz em ter esta oportunidade de mostrar a nossa arte. Agradeço muito a Deus por este momento ”,disse Domingas.

O grupo Flor Ribeirinha participará nesta quarta-feira (15), do encerramento do Festival de Folclore de Montoire com o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil.

Participam do festival as delegações do Brasil, Peru, China, Costa Rica,  Colômbia, Nepal, República Tcheca e República de Komis, Rússia.