Governo cria grupo para enfrentar seca em áreas urbanas

Redação PH

Redação PH

Governo cria grupo para enfrentar seca em áreas urbanas

Todos os anos, milhares de famílias brasileiras são atingidas pela seca e estiagem que afetam municípios do nordeste ao sul do País. Para identificar esses locais que podem sofrer com a crise de abastecimento de água, o governo federal criou um grupo de trabalho que deverá pensar e apresentar soluções que minimizem os efeitos da seca em áreas urbanas de todo o Brasil.

Segundo o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o objetivo do Grupo de Trabalho Interministerial é projetar e direcionar ações adequadas, sejam estruturantes ou emergenciais, para atender às necessidades das populações situadas em regiões que sofrem com os efeitos da seca e estiagem no País.

Composto pelo Ministério da Integração Nacional, com integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIH), Dnocs e Codevasf; e pelo Ministério de Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), o grupo traçará cenários futuros para analisar a previsão de chuvas, seca e estiagem.

"O importante agora é diagnosticar rapidamente as áreas sob risco de colapsos e customizar as estratégias, sejam por intervenções de obras ou planos mais assistenciais. Todos os detalhes são fundamentais para a tomada de decisões, inclusive a previsibilidade de chuva ou continuidade da seca, e serão analisados para que possamos atender a população com maior efetividade e no menor prazo possível. Precisamos encontrar a melhor solução a tempo de evitar maiores danos", ressaltou Helder Barbalho.

+ Acessados

Veja Também