Google traz checagem de notícias falsas para o Brasil; saiba como usar

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Google traz checagem de notícias falsas para o Brasil; saiba como usar

OGoogleanunciou nesta quarta-feira (15) a chegada da função Fact Check ao Brasil. O recurso promete destacar informações verdadeiras nos resultados de busca e noGoogleNotícias para reduzir o risco de leitores caírem em notícias falsas. Para diferenciar os conteúdos, a tag “verificação de fatos” vai entrar em funcionamento ao lado do nome do site que publicou a reportagem.

A novidade foi lançadaem outubro de 2016nos Estados Unidos e Reino Unido, e depois na França e na Alemanha. Hoje, a checagem de notícias também chega ao México e Argentina. Em todos os países o Google estabeleceu parcerias com entidades que trabalham com fact checking. No território nacional estão envolvidas a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.

Para fugir de notícias falsas, o Google estabeleceu algumas regras que os publicadores de conteúdo devem seguir. Entre os critérios para ganhar a tag “verificação de fatos” está a necessidade da organização ser não partidária e oferecer ao leitor a capacidade de entender o que foi verificado e quais conclusões chegaram.

Além disso, é importante que as análises sejam transparentes com citações e referências a fontes primárias. Caso um site não siga as regras para a marcação, o Google poderá remover o veículo ou blog dos resultados de busca.

+ Acessados

Veja Também