Google Pay agora permite pagamento em débito para compras online

Pixabay

Google Pay agora permite pagamento em débito para compras online

O Google anunciou neste mês que os usuários do aplicativo de pagamentos Google Pay poderão realizar o pagamento de suas compras online através do cartão de débito. Isso trará comodidade para milhões de usuários brasileiros que não têm o costume de usar o cartão de crédito ou o boleto bancário, que são os dois métodos de pagamento mais consolidados nas compras online no país.

O Google Pay funciona como uma carteira virtual, ou seja, através dela, o usuário pode reunir suas informações bancárias e realizar pagamentos. A cada dia que passa, existem mais lojas brasileiras que o aceitam como forma de pagamento para compras online e, aos poucos, o aplicativo vem sendo implantado até para pagamentos físicos, através da aproximação do celular do cliente com a máquina de cartão do lojista, por meio da tecnologia NFC.

Para o líder das operações do Google Pay na América Latina, João Félix, o Brasil é um mercado prioritário, e esta novidade vem para atingir a parte significativa da população que não possui cartão de crédito. Entre os 110 milhões de brasileiros que têm conta bancária, menos da metade – 50 milhões – tem disponível a função crédito. Em números totais, isto equivale a menos de um quarto da população. Vale ressaltar que aqui é o primeiro país onde o Google desenvolve este tipo de pagamento.

De acordo com Thiago Arias, editor do site Reviewbox, é exponencial o crescimento no número de negociações online realizadas no Brasil, por conta de vários fatores e, a partir do momento em que a função débito for mais utilizada nessas compras e vendas, a tendência é que o número cresça ainda mais, por beneficiar grande parte dos brasileiros que tinham dificuldades na hora de realizar os pagamentos virtuais.

Um dos maiores desafios que o Google enfrentará para que essa novidade caia no gosto do povo brasileiro, que é cada vez mais adepto aos pagamentos por cartão, é a desconfiança que ainda paira sob as transações online. Para isso, a gigante da tecnologia aposta nesse fator.

A empresa afirma que as negociações através do Google Pay são muito mais seguras que as que são realizadas diretamente com a loja, pois as informações do cartão ficam em sigilo, sendo passado um número de conta virtual para o vendedor na hora do pagamento. Já nas compras diretas, é necessário informar todos os dados do cartão no site da loja.

Por enquanto, ainda são poucas as opções para que desejar usar o Google Pay para pagar no débito, mas em breve o número deve aumentar. Atualmente os emissores aceitos são Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, as bandeiras Elo, Mastercard e Visa e as empresas Claro, iFood, Yellow, Grin, Evino, Peixe Urbano, Rappi, CittaMobi e ZulDigital.

+ Acessados

Veja Também