Georreferenciamento de Imóveis Rurais será tema de seminário em Nova Mutum

Redação PH

Redação PH

curso discute adequação ambiental de propriedade rural

Georreferenciamento de Imóveis Rurais será tema de seminário em Nova Mutum

O Sindicato Rural de Nova Mutum, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), promove no dia 23 de novembro (quinta-feira), um Seminário sobre Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O evento é gratuito, será no auditório do Sindicato Rural, das 13h às 18h, e é indicado para técnicos de georreferenciamento, produtores rurais, advogados, cartórios, fóruns e órgãos envolvidos. A expectativa de público é de aproximadamente 300 pessoas.

A partir do seminário, nosso objetivo é fazer um diagnóstico dos problemas enfrentados pelos produtores, dos principais gargalos, das dificuldades que existem para a realização do georreferenciamento, de maneira a questionar as autoridades e obter um encaminhamento para resolução dos problemas”, explica o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum Emerson Zancanaro.

De acordo com Zancanaro, a ideia do seminário partiu das demandas de produtores rurais que estão com problemas nos processos de georreferenciamento há muitos anos. “A intenção é justamente fazermos esse diagnóstico inicial para que os produtores entendam e escutem os órgãos”, pontuou o presidente.

Zancanaro esclareceu que a intenção do Sindicato Rural e da Famato é estreitar o relacionamento entre o setor produtivo rural, os cartórios, Incra e Intermat, com o intuito de levar informações e esclarecimentos aos produtores.

Segundo o presidente, em Nova Mutum e região existem muitos problemas burocráticos, técnicos e muitas das vezes os processos não andam como deveriam andar.

Zancanaro reforçou ainda que o sindicato vai agir institucionalmente ou politicamente para a resolução dos problemas. “O Sindicato Rural de Nova Mutum e a Famato estão atendendo as demandas dos associados”, completou Zancanaro.

Na programação do seminário constam palestras técnicas e jurídicas com a participação dos principais órgãos envolvidos na gestão de terras como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) e a Famato. Terá também palestras sobre o diagnóstico de campo com a participação do sindicato, Prefeitura Municipal de Nova Mutum e do Cartório 1º Ofício de Nova Mutum.

Para as pessoas interessadas em participar, não é necessária a confirmação de presença. O credenciamento será feito no local do evento às 13h.

Programação:

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura solene

14h – A importância do Georreferenciamento – Famato, Incra e Intermat

15h – Diagnóstico de Campo – Sindicato Rural, Prefeitura e Cartório 1° Ofício de Nova Mutum

16h – Aspectos técnicos e jurídicos – Juiz da Comarca, CGJ/MT e Juíza Titular da Vara Agrícola

17h – Desafios e Inovações – Cartórios de Registros de Imóveis – 1º Ofício de Tangará da Serra, Abrageo e Anoreg

18h – Encerramento

+ Acessados

Veja Também