Fumar pode diminuir resposta imune da vacina contra Covid-19

Picture of RedeTV!

RedeTV!

Foto por: Assessoria | SES/MT

Fumar pode diminuir resposta imune da vacina contra Covid-19

Compartilhe:

Um estudo realizado por pesquisadores do Utsunomiya Hospital e da Jichi Medical University revelou que fumantes podem ter uma resposta imune mais baixa após receber a vacina contra covid-19.

Os pesquisadores analisaram os níveis de anticorpos induzidos pelo imunizante da Pfizer em 378 profissionais de saúde na faixa etária entre 32 e 54 anos, através de amostras sanguíneas três meses após aplicação da segunda dose.

O estudo constatou que os participantes mais velhos possuíam menos anticorpos, e depois de levar em consideração a idade, os fatores que mostravam os níveis mais baixos de anticorpos eram tabagismo e o sexo masculino, entretanto, os pesquisadores acreditam que como as taxas de tabagismo eram de 61% nos homens contra 31% do sexo feminino.

“Para esclarecer os efeitos do tabagismo, realizamos análises adicionais. No entanto, o Índice de Brinkman (que mede a exposição ao tabaco) e o número de cigarros por dia não influenciaram os níveis de anticorpos. Assim, fumar em si é um fator de risco para níveis baixos de anticorpos, ao invés da duração do fumo ou do número de cigarros por dia,” disseram os pesquisadores.

O estudo ainda deve passar por outras etapas e ainda não foi revisado.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também