Fiscalização interdita fábricas de suco no interior de São Paulo

Picture of Mapa

Mapa

Fiscalização interdita fábricas de suco no interior de São Paulo

Estabelecimentos não apresentavam condições sanitárias para produzir nem registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária

Compartilhe:

Duas empresas fabricantes de suco que atuavam de maneira irregular foram autuadas e fechadas de maneira cautelar em Ribeirão Preto (SP). A interdição ocorreu quando fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) receberam denúncia sobre a irregularidade.

De acordo com a equipe da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP) que participou da ação, as fábricas operavam sem o devido registro junto ao Mapa. A SFA-SP é a representação do ministério no Estado.

As denúncias se confirmaram durante a fiscalização e o Mapa abriu processo administrativo. As empresas têm direito à apresentação de defesa escrita que será apreciada. Apenas depois do final do processo, caso a irregularidade se confirme, os nomes são divulgados.

Para que os estabelecimentos voltem a funcionar, eles precisam adequar suas estruturas e obter o registro junto ao Mapa. Além da falta de registro, foram encontradas condições sanitárias inadequadas para o funcionamento dos estabelecimentos como produtores de bebidas.

O setor que investiga esse tipo de irregularidade é o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SP). O Mapa informa que denúncias, elogios, solicitações e sugestões podem ser enviadas pela plataforma Fala BR, encontrada no site do Ministério da Agricultura. Trata-se de um instrumento criado pela Controladoria Geral da União que recebe mensagens de forma anônima ou não. Este canal auxilia muito em programações de fiscalizações.

Deixe um comentário

Veja Também