Fenômeno nos céus de Rondonópolis mostra que a cidade está na rota das grandes aeronaves

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Fenômeno é provocado por voos internacionais que cortam os céus de Rondonópolis Foto: Wagner Montanari

Fenômeno nos céus de Rondonópolis mostra que a cidade está na rota das grandes aeronaves

Compartilhe:

Nos últimos dias, devido ao tempo  com poucas nuvens nos céus, foi possível identificar na cidade de Rondonópolis, olhando para cima, uma espécie de spray de fumaça, principalmente no período da manhã.

Na verdade trata-se de um fenômeno conhecido como trilha de condensação que são nuvens formadas pela condensação de gases dos motores de aviões. A explicação é que gotículas de água a -35 C entram em contato com o calor dos motores de avião com mais de 500 C e acabam se condensando, formando uma espécie de vapor de água, visto nos céus.

No entanto, o motivo desse fenômeno aparecer com frequência nos céus de Rondonópolis é que a cidade está na principal rota que liga o  Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez de Santiago aos principais aeroportos da Europa.

Na verdade esse voos internacionais passam diariamente pelos céus da cidade, principalmente por volta das 8 horas da manhã, são rotas ligando Santiago a Londres e Paris.

O aeroporto da capital do  Chile está entre os mais movimentados da América Latina e chega a receber mais de 21 milhões.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp