Feira do Empreendedor terá empório com produtos regionais

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon



Durante a Feira do Empreendedor, de 04 a 07/10, em Rondonópolis, o público vai poder conhecer e comprar produtos regionais no empório “Valorize o que é Nosso”, uma iniciativa que nasceu a partir da campanha institucional promovida pelo Sebrae MT para valorizar e estimular o consumo de produtos e serviços mato-grossenses. Nesta 10ª edição estadual da Feira, a ser realizada no Centro de Eventos Santa Terezinha, das 16 às 22 horas, o espaço “Valorize o que é Nosso” vai reunir 30 empresas, dos mais diferentes segmentos, alimentos, bebidas e artesanato, entre elas a Cervejaria Rondonópolis, a Sasaki Massas Para Tapioca Ltda, e a Tia Su Farofas Artesanais, que irá apresentar três tipos de farofas de produção artesanal nos sabores castanha defumada, banana e apimentada, produzidas na cidade.

“A nossa expectativa com relação ao evento é que possamos fazer negócios e dar visibilidade aos nossos produtos e à nossa empresa”, destaca a empresária Adriana Maria Lopes, 35 anos, da Tia Su Farofas Artesanais, que deixou um emprego de 12 anos numa empresa de construção de linhão de energia elétrica para investir num negócio próprio.

Ela conta que no antigo trabalho viaja muito – em 12 anos morou em nove cidades – e queria se fixar num lugar. Natural de Rondonópolis, escolheu a cidade natal e viu numa receita caseira desenvolvida por sua mãe, Suely Maria dos Santos Lopes, uma oportunidade de negócio. A mãe, uma funcionária pública aposentada que gosta muito de cozinhar, criou uma receita de farofa de castanha-do-brasil defumada e, devido ao sucesso, começou a vender para amigos e parentes.

Registrou a empresa, montou uma cozinha industrial, desenvolveu embalagem, papelaria, contratou funcionários, enfim, fez todos os procedimentos para a abertura e operacionalização da empresa. Há cinco meses está no mercado e aos poucos vai se consolidando. A produção mensal é cerca de 700 potes e a empresa tem uma capacidade de produzir 150 potes dias, ou 3.300 por mês, considerando 22 dias uteis.

“Nosso produto não tem conservantes químicos, possui uma boa apresentação e está sendo bem aceito no mercado”, conta informando que, por enquanto, comercializam apenas no mercado local, de Rondonópolis.

A Campanha

Com o mote “Valorize o que é nosso. Compre produtos e serviços de Mato Grosso”, o Sebrae estadual lançou este ano uma campanha institucional par estimular o consumo de produtos originais do Estado, incentivando as pessoas – físicas e jurídicas – a comprarem nas localidades mais próximas e dar preferência ao comércio local. A intenção é estimular a população a verificar a origem do produto ou serviço e priorizar o que é produzido aqui.

O consumo dos produtos feitos no Estado favorece o desenvolvimento local e sustentável. O dinheiro circula na cidade, fica no Estado, aumentando a qualidade de vida, melhorando e estimulando o aumento da qualidade da produção. Isso favorece o crescimento das micro e pequenas empresas, que representam cerca de 96% do total de empresas de Mato Grosso e gerar empregos.

Para a empresária Adriana Maria Lopes, essa iniciativa do Sebrae MT foi fantástica. “Tem muitas empresas produzindo de forma correta, formalizadas, com produtos de qualidade, mas que enfrentam muitas dificuldades para se inserir o mercado”

A Feira

A Feira do Empreendedor é promovida pelo Sistema Sebrae desde 1995, em todas as capitais e em diferentes cidades brasileiras, com o objetivo de fomentar e diversificar as atividades econômicas e estimular o empreendedorismo. O evento reúne um mundo de oportunidades, incluindo atividades de capacitação que são oferecidas gratuitamente.

A entrada, visitação e participação em todas as atividades da Feira do Empreendedor em Rondonópolis são gratuitas, mas é necessário fazer o cadastro. Informações pelo 0800 570 0800 e o credenciamento antecipado no site:http://www.feiradoempreendedormt.com.br/