Duas das mais tradicionais famílias com tradição política na região da Vila Operária podem disputar as eleições para uma cadeira na Câmara de Vereadores divididas. A Família Martins de Souza, que teve como grande nome na política o ex-vereador Ananias Martins de Souza, o Velho Guerreiro, que foi presidente e vereador por cinco mandatos, deve ter dois candidatos a Câmara.
A Família é uma das mais tradicionais de Rondonópolis, pois além de Ananias Martins de Souza, teve ainda Ananias Filho, que foi vereador, presidente do Legislativo, prefeito e secretário de Esportes de Estado.

Filho já declarou que não deve disputar. No entanto, Gildo Moura, irmão de Ananias Filho, e Reydner Souza, que é sobrinho do ex-vereador e neto do Velho Guerreiro, já declararam que vão tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Reydner está filiado ao Republicanos, que tem como pré-candidato a prefeito o empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão. Gildo, que é também é presidente do Caiçara Tênis Clube, está filiado ao PSC.
No caso, tio e sobrinho da mesma família vão ser concorrentes nas eleições deste ano.

Outro família que deve entrar dividida na disputa é a família Oliveira. De um lado, no MDB, que tem como pré-candidato o deputado estadual Thiago Silva, está Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, vereador de seis mandatos, que tentará retornar à Câmara, depois de ficar com uma das suplências nas últimas eleições.

No entanto, o seu irmão, José Carlos de Oliveira, também colocou o nome para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores. José Carlos deve disputar pelo Cidadania, que tem como pré-candidato, o atual vice-prefeito Ubaldo Tolentino de Barros.
A Vila Operária tradicionalmente elege a maioria dos vereadores de Rondonópolis é onde está os principais colégios eleitorais de Rondonópolis.
Leia mais sobre o assunto:
Eleições 2020: conheça as funções do vereador
Eleições municipais de 2020 prometem batalhas entre grupos extremistas





