Em meio ao caos causado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o Reino Unido está passando por um outro surto causado por um parasita, o de piolhos púbicos, que se ploriferam nas partes íntimas.
De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal britânico “The Sun”, os parasitas estão se proliferando porque homens e mulheres abandonaram o hábito de se depilar com cera por conta do isolamento social, que foi obrigatório no país.
Com os salões fechados, as pessoas começaram a usar métodos menos efetivos para remoção dos pêlos, como cremes depilatórios e barbeadores, ou optaram por deixá-los crescer livremente, o que facilita o aparecimento dos piolhos púbicos.
Porém, apesar do aumento do aparecimento do parasita, a incidência ainda é muito baixa. Entre 1,3% e 4,6% dos ingleses enfrentam esse problema. No mundo, a incidência média é de 2% da população.
“Problemas decorrentes da depilação com cera e outros métodos de remoção generalizada dos pelos púbicos, como pêlos encravados ou irritação da pele, são mais comuns do que os piolhos púbicos”, afirmou Matthew Gass, porta-voz da Associação Britânica de Dermatologistas.





