O deputado federal José Medeiros publicou em sua página oficial em uma rede social uma foto de 2018 do que seria o Pantanal mato-grossense. Na legenda, o parlamentar afirma que o bioma está “renascendo” após as queimadas que já destruíram mais de 2,5 milhões de hectares e ainda continuam vitimando a fauna e flora da região. A imagem, neste contexto, é o que se chama de fakenews.
A checagem das informações publicadas por Medeiros foi prontamente feita pelo site cuiabano RD News, que descobriu que, na verdade, a foto foi capa de um livro publicado ainda em 2018.
Insistindo na informação falsa, Medeiros ainda responde a um internauta que questionou a data e horário em que a foto foi tirada. Medeiros diz que o registro foi feito no dia 3 de outubro de 2020 e publicada em uma página do Instagram. O perfil existe, mas a imagem, ao menos lá, não.
O livro em questão é o “Ciências – 6º Ano”, da autora Elvira Sampaio, publicado em 2018 pela editora Edebê (com a mesma imagem postada por Medeiros na capa) e serve de material didático escolar.





