Exposul 2025 recebe o primeiro Banco Vermelho do sudeste de Mato Grosso, iniciativa inédita da Dra. Luciana Horta

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Luciana Horta é vereadora pelo PL

Exposul 2025 recebe o primeiro Banco Vermelho do sudeste de Mato Grosso, iniciativa inédita da Dra. Luciana Horta

Compartilhe:

Em um marco inédito para a região sudes de Mato Grosso, Rondonópolis será a primeira cidade da região a receber oficialmente o Banco Vermelho, símbolo internacional de combate ao feminicídio. A iniciativa é fruto do movimento Feminicídio Zero e conta com o apoio e a articulação da Dra. Luciana Horta, autora da Lei do “Agosto Lilás”, recentemente aprovada na Câmara Municipal (Lei Ordinária nº 14.256/2025).

A instalação simbólica do banco ocorrerá durante a Exposul 2025, entre os dias 4 a 9 de agosto, em um espaço instagramável e interativo, onde o público poderá tirar fotos, registrar apoio à causa e receber informações sobre a luta contra a violência de gênero. A proposta é unir consciência social e engajamento digital, tornando o símbolo um ponto de reflexão e mobilização.

“Mais do que uma instalação, o Banco Vermelho é um chamado à sociedade. Cada banco representa uma mulher que não pôde mais sentar, porque teve sua vida interrompida pela violência. Honrar essas vítimas é também lutar por todas as que ainda estão em risco”, destaca a Dra. Luciana Horta.

A culminância das ações ocorrerá no dia 11 de agosto, quando o Banco Vermelho será levado ao foyer da Câmara Municipal, para compor a abertura da Audiência Pública do Instituto Feminicídio Zero, às 18h30.

O Instituto Feminicídio Zero também estará com estande na Exposul, promovendo atividades educativas, distribuição de materiais e diálogo com a população.

A presença do banco na Exposul marca o início de uma série de ações voltadas à proteção da vida das mulheres, mostrando que Rondonópolis está na vanguarda do enfrentamento ao feminicídio. Uma iniciativa que honra o mandato combativo e sensível da Dra. Luciana Horta, cuja trajetória tem sido pautada pela defesa intransigente da vida.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também