Ex-prefeitos de Primavera e Rondonópolis vivem desafios semelhantes em 2026

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Pátio em ato de passagem de poder a Cláudio Ferreira Foto: Pedrinho News

Ex-prefeitos de Primavera e Rondonópolis vivem desafios semelhantes em 2026

Compartilhe:

Os ex-prefeitos de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB), e de Primavera do Leste, Léo Bortolin (MDB), devem figurar entre os nomes que disputarão uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso nas eleições de 2026. Ambos buscam, com a candidatura, um processo de recuperação política após saírem derrotados nas eleições municipais do ano passado.

Nem Pátio nem Bortolin concorreram à reeleição, mas apostaram em candidaturas para dar continuidade aos respectivos projetos de governo. Em Primavera do Leste, Bortolin lançou o nome do seu então vice-prefeito, Ademir Goes, que acabou sendo derrotado por Sérgio Fava Machinic (União Brasil). Já em Rondonópolis, Zé do Pátio apoiou o ex-diretor do Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear), Paulo José Correa, que não obteve êxito nas urnas contra Cláudio Ferreira (PL).

A movimentação dos dois ex-gestores segue a mesma linha de outros políticos que não conseguiram emplacar sucessores e agora miram novos espaços na política estadual. Um exemplo semelhante é o do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que também não conseguiu eleger seu sucessor e já declarou que pretende disputar um cargo majoritário em 2026 — ao governo do Estado ou ao Senado, descartando concorrer a deputado estadual ou federal.

Com o cenário ainda em formação, a eleição de 2026 deve contar com nomes já conhecidos da política estadual, agora buscando uma nova trajetória após reveses nas urnas municipais.

Deixe um comentário

Veja Também