EUA: Marido doa rim para mulher após semanas de atraso por conta da Covid-19

Foto: Reprodução/Youtube/ABC

EUA: Marido doa rim para mulher após semanas de atraso por conta da Covid-19

Você já ouviu falar que um casal apaixonado divide tudo? Que é até difícil imaginar um sem o outro? Que são unha, carne e rim… pera aí, rim? Sim, um casal dos Estados Unidos, casados há 20 anos, passou a compartilhar os rins para salvar um deles da diálise. Tudo isso em meio à pandemia do novo coronavírus.

Robert e Elsa Garza têm muito em comum, eles nasceram no mesmo dia, no mesmo ano e no mesmo hospital, segundo reportagem da rede “abc”. Agora, a mulher sofre com uma doença autoimune que comprometeu os rins dela, o seu marido, então, se candidatou a ajudar e doou o órgão para ela.

Os dois moram em Austin, capital do estado do Texas, e já deveriam ter passado pela cirurgia em abril se não fosse a pandemia do novo coronavírus. Depois de algumas semanas de atraso, o transplante foi feito na quinta-feira (21).

Como aconteceu em várias partes do mundo, os hospitais do Texas, e de todo o país, passaram a priorizar pacientes com Covid-19. Segundo a reportagem, esse atraso não ajudou nada Elsa, que precisava do transplante o quanto antes para fugir da diálise. “Eu estava presa por um fio e tinha insuficiência renal no estágio 5”, disse a mulher.

“Acho que uma das principais preocupações que tivemos no caso dela, e muitos de nossos casos quando adiamos, esperava poder retomar um caso eletivo com a máxima segurança antes do início da diálise”, disse Jennifer Milton, diretora administrativa do hospital onde Elsa fez a cirurgia à “abc”.

Apesar da preocupação, tudo ocorreu bem e os médicos que participaram do transplante falaram que os dois estão estáveis. Foram quase três horas nas cirurgias de cada um, sendo que Robert pode ter alta já nesse fim de semana e Elsa provavelmente será liberada na próxima semana.

+ Acessados

Veja Também